logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça uma igreja de vinho em Bento Gonçalves! | Qual Viagem Logo

Foto por  Fabiano Mazzotti/ Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

Conheça uma igreja de vinho em Bento Gonçalves!

18 de novembro de 2016

Já imaginou conhecer uma igreja feita de vinho? Em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e possível! A Capela Nossa Senhora das Neves foi construída no início do século 20, no Vale dos Vinhedos, com vinho como argamassa.

Quando teve início a construção da Capela, uma grande estiagem assolou a região e a água disponível ficava muito distante do local. Usava-se barro amassado com os pés nas construções e não cimento, então utilizou-se o vinho disponível para a argamassa, já que a colheita estava próxima e o vinho existente seria substituído pelo vinho novo. O vinho foi adicionado à palha de trigo formando a liga empregada para unir os tijolos.

Foto por Fabiano Mazzotti

Foto por Fabiano Mazzotti

A interessante história da Capela Nossa Senhora das Neves fomenta ainda mais o enoturismo regional e a igreja de vinho é o primeiro ponto de parada dos turistas que visitam o Vale dos Vinhedos estando diariamente aberta a visitação. Vale a pena conhecê-la.

Na Serra Gaúcha, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, encontra-se o Vale dos Vinhedos, conhecido assim pelos vales que compõem sua paisagem natural. Esta pequena região foi colonizada em meados de 1875 por imigrantes italianos vindos em sua maioria das regiões do Trento e do Vêneto.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por  Fabiano Mazzotti/ Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

Comentários