logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça Pirenópolis, em Goiás, e descubra seus encantos Logo

Foto por Istock/wesleysilvayaya

Conheça Pirenópolis, em Goiás, e descubra seus encantos

20 de outubro de 2016

Toda cidade tem seu encanto, porém, poucas reúnem tantos encantos como Pirenópolis, a Cidade dos Pireneus. Cidade histórica, uma das primeiras do estado de Goiás, Pirenópolis é abraçada pela serra que deu origem ao seu nome, com montanhas cobertas pela raríssima vegetação de cerrado rupestre, natureza exuberante, formações rochosas, nascentes e dezenas de cachoeiras.

Foto por Istock/  wesleysilvayaya

Foto por Istock/ wesleysilvayaya

Pirenópolis é uma cidade pequena, cercada de muito verde, morros e cachoeiras. Nossas reservas contém cachoeiras, picos, mirantes, matas e cerrados. O município possui 9 unidades de conservação, como Parque, APAs, RPPNs e Monumento naturais.

Cidade histórica tombada como patrimônio, seu centro é um verdadeiro museu ao ar livre. Andar pelas ruas de Pirenópolis é contemplar uma cidade do século XVIII quase intacta. São igrejas, casarões coloniais e museus. As lojas de artes e artesanato local e a gastronomia farta e variada compõe o cenário cultural. Isso sem falar das festas folclóricas e eventos.

Foto por Istock/ JudsonCastro

Foto por Istock/ JudsonCastro

Os principais locais de visitação são a Igreja Matriz, a Igreja do Bonfim, Teatro de Pirenópolis, Rua Direita, Rua do Bonfim, Rua Aurora, Rua do Rosário, Museus das Cavalhadas, Museu da Família Pompeu, Ponte sobre o Rio das Almas, Casa de Câmara e Cadeia, Igreja do Carmo, Ponte Pênsil Dona Benta, as ruínas do garimpo de ouro do século XVIII e a Fazenda Babilônia.

Foto por Istock/VelhoJunior

Foto por Istock/VelhoJunior

E em seus arredores, esconde reservas ecológicas repletas de cachoeiras perfeitas para banhos ou prática de atividades como o rapel. Tem ainda trilhas para caminhadas que levam aos mirantes naturais da Serra dos Pirineus; rios para a prática de rafting e bóia-cross; e fazendas históricas, como a Babilônia, que guardam memórias e lembranças do século 18.

Onde ficar

Pouso, Café e Cultura

Casamatta Hostel

Pousada Vila Velha

Mais informações: pirenopolis.tur.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/wesleysilvayaya

Comentários