logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça os vinhos premiados da República Tcheca | Qual Viagem Logo

vinhos tchecos

Conheça os vinhos premiados da República Tcheca

25 de fevereiro de 2016

Ainda pouco conhecidos entre os brasileiros, os vinhos produzidos na República Tcheca estão entre os melhores do mundo, competindo com os da França e da Itália, e atendem às condições mais exigentes. Em 2015, tiveram grande destaque na Europa, na América e na Ásia. Vinho tinto, branco, espumante, vinho de gelo… Já há muito tempo a República Tcheca não é apenas a terra da cerveja.

Na região da Morávia, no leste do país, crescem as variedades apreciadas no outro lado do Atlântico. As viniculturas dessa região foram bem sucedidas, por exemplo, na prestigiada competição Vinalies Internationales, que tem lugar em Paris. No total, ganharam 30 medalhas, sendo cinco de ouro. Grande sucesso teve também Pálava na competição San Francisco International Wine Competition, no qual ganhou medalha de ouro. Na competição Mundus Vini na Alemanha, a companhia Bohemia sekt classificou-se como a melhor cava do leste da Europa.

Vinhos da Boêmia e Morávia podem ser provados e adquiridos em Valtice. Nas adegas desse castelo romântico fica o Centro Vinicultor Nacional e Salão de Vinhos, para onde são levados os melhores vinhos de todo o país. O salão fica aberto o ano todo, exceto em janeiro, e suas melhores garrafas acabam rapidamente.

Grandes eventos acontecem na passagem do verão para o outono. Entre os mais populares está a festa de Znojmo, em setembro, no estilo histórico com cavaleiros e desfile real. Vale a pena visitar também as vindimas de Pálava e de Melník, ambas em setembro. A capital da República Tcheca tem sua vindima popular no Castelo de Praga. Outra festa de vinho é a de São Martim, sempre em 11 de novembro. Neste dia, são brindadas as primeiras garrafas do ano com um vinho leve e fresco que amadureceu há poucas semanas.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários