logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça o Mosteiro dos Jerônimos, uma obra-prima de Lisboa | Qual Viagem Logo

The Jeronimos Monastery or Hieronymites Monastery is located in Lisbon, PortugalThe Jeronimos Monastery or Hieronymites Monastery is located in Lisbon, Portugal

Conheça o Mosteiro dos Jerônimos, uma obra-prima de Lisboa

21 de julho de 2017

Um dos monumentos mais impressionantes de Portugal, o Mosteiro dos Jerônimos é ponto turístico imperdível em Lisboa. Obra-prima do estilo manuelino, sua grandeza e a riqueza de detalhes refletem o poder do reino português na época das Grandes Navegações. O mosteiro foi erguido por ordem de D. Manuel I, onde havia uma pequena igreja num lugar afastado às margens do Rio Tejo – que é hoje o bairro de Belém.

Foto por iStock / peresanz

Foto por iStock / peresanz

A construção começou em 1502, mas sua conclusão levou quase um século. Feita em pedra calcária clara, a fachada tem 300 metros de extensão, arcadas, torres e janelas enormes. Um dos grandes destaques é a Igreja de Santa Maria de Belém, onde estão os túmulos de Luís de Camões e Vasco da Gama. O pé-direito é altíssimo e a grande abóbada é sustentada por apenas seis colunas – um trabalho considerado muito audacioso para a época.

Foto por iStock / elindulgist

Foto por iStock / elindulgist

Nas capelas laterais e na belíssima capela-mor estão sepultados D. Manuel I e seus descendentes. O claustro também chama atenção, com as arcadas duplas e a planta quadrangular que cercam o pátio interno. Há ainda a Sacristia, a Sala do Capítulo, o Coro-Alto e a Livraria. O ingresso para conhecer esse monumento, que é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, custa 10 euros. O Mosteiro dos Jerônimos abriga ainda o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu de Marinha (ingressos vendidos separadamente).

Foto por iStock / StockPhotosArt

Foto por iStock / StockPhotosArt

Para completar o passeio, conheça os outros pontos turísticos de Belém, notadamente o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, também ligados à época dos Descobrimentos. Logo em frente ao mosteiro está o belo Jardim da Praça do Império e o Centro Cultural de Belém, que conta com um museu de arte contemporânea (Coleção Berardo) e espaços para exposições. Visite também o recém-inaugurado MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) e a confeitaria que faz os pastéis de Belém originais.

Mais informações em: mosteirojeronimos.gov.pt

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / saiko3p

Comentários