logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça Jundiaí e Paranapiacaba no Expresso Turístico da CPTM | Qual Viagem Logo

Foto Divulgação/ CPTM

Conheça Jundiaí e Paranapiacaba no Expresso Turístico da CPTM

12 de janeiro de 2017

Quem prefere passar o Carnaval de uma forma mais light, pode fugir da agitação e fazer um passeio diferente no final de semana. Basta escolher o roteiro, Jundiaí ou Paranapiacaba, e embarcar no Expresso Turístico da CPTM.

Localizada a 60 quilômetros da capital paulista, a cidade reserva atrações como o Museu Ferroviário da Cia Paulista de Estradas de Ferro e as belezas naturais da Serra do Japi, a paisagem mais marcante da cidade, onde possui grandes áreas de Mata Atlântica nativa. Há também os passeios pelas fazendas e vinícolas da região, onde é possível reconhecer a herança italiana nos costumes locais. Além disso, Jundiaí também é conhecida como a Terra da Uva e do Morango, tendo um grande destaque no cenário nacional. Para conhecer melhor o destino, aproveite para visitar a cidade entre janeiro e fevereiro, onde acontece a famosa Festa da Uva de sextas a domingos. Atualmente, a cidade possui quatro rotas de turismo: a Rota da Uva, Terra, Nova, Castanho e Italiana, cada uma em diferentes estágios de consolidação. O roteiro Jundiaí oferece diversos passeios e muitas belezas naturais para conhecer.

Foto Ken Chu

Foto Ken Chu

Já Paranapiacaba é considerado o destino mais procurado entre os roteiros que o serviço oferece. Localizada no município de Santo André, a vila de arquitetura inglesa testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região mais alta onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, e diversas opções de trilhas para os aventureiros. No lugar, é possível visitar a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e outra curiosidade para os turista é conhecer a Vila Paranapiacaba, que está incrustada dentro da Mata Atlântica e encanta a todos com suas ricas belezas naturais e caminhos que levam ao encontro de belíssimas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas. O expresso para a vila parte todo domingo da Estação da Luz, às 8h30.

O bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos destinos escolhidos. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo.

Os interessados podem obter mais informações e monitorar a abertura de novas datas pelo site da CPTM: cptm.sp.gov.br.

Expresso Turístico

Criado em 2009 pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), o Expresso Turístico oferece viagem para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

Os passeios são feitos a bordo de uma locomotiva com dois carros fabricados no Brasil na década de 1960, cedidos pela ABPF. A viagem para Jundiaí percorre a atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway. O trajeto para Paranapiacaba é realizado ao longo da Linha 10-Turquesa. Ambos os percursos têm duração de aproximadamente 1h30.

Foto Divulgação/ CPTM

Foto Divulgação/ CPTM

O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40. O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Lembrando que os descontos podem chegar até 50% na compra de quatro passagens.

Serviço

Expresso Turístico Jundiaí

Data: sábado, 25 de fevereiro

Embarque: às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz

Retorno: às 16h30 na plataforma da Estação Jundiaí

Expresso Turístico Paranapiacaba

Data: domingo, 26 de fevereiro

Embarque: às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André

Retorno: às 16h30 na plataforma em Paranapiacaba

Bilheterias

Estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André

De segunda a domingo, das 9h às 18h

Texto por Agência com edição de Caroline de Oliveira

Foto destaque Divulgação/ CPTM

Comentários