logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça Guimarães, onde nasceu Portugal | Qual Viagem Logo

Toural Square (Largo do Toural) is one of the most central and important squares in Guimaraes, Portugal

Conheça Guimarães, onde nasceu Portugal

29 de agosto de 2017

Guimarães nem sempre aparece nos roteiros de quem visita Portugal. Porém, ela é uma das cidades mais importantes do país do ponto de vista histórico. Isso porque é considerada o berço do Reino de Portugal. Foi ali, próximo ao Castelo de Guimarães, que D. Afonso Henriques venceu uma batalha que deu origem ao processo de independência do Condado Portucalense.

Foto por iStock / StockPhotosArt

Foto por iStock / StockPhotosArt

Assim, D. Afonso Henriques tornou-se o primeiro rei de Portugal; já Guimarães, a primeira capital do novo reino. Por ter esse grande valor simbólico e por ter preservado muitas de suas antigas construções, o centro de Guimarães foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. A cidade fica no norte de Portugal, a 25 km de Braga e a 55 km do Porto, sendo então um ótimo bate-volta para quem está em uma dessas cidades.

Foto por iStock / StockPhotosArt

Foto por iStock / StockPhotosArt

Fundada muito antes do que o próprio país, possui edificações de várias épocas e estilos, da Idade Média ao século XIX. A começar pela Colina Sagrada, onde você vai encontrar o Palácio dos Duques de Bragança (do século XV, hoje funciona como um museu), a estátua do primeiro rei de Portugal, a pequena Igreja de São Miguel do Castelo e, no topo, o Castelo de Guimarães. Erguido no século X para proteger a região de ataques dos mouros, também é considerado o local de nascimento de D. Afonso Henriques.

Foto por iStock / StockPhotosArt

Foto por iStock / StockPhotosArt

Toda essa viagem direta à Idade Média fica a poucos metros do centro histórico de Guimarães – por toda essa parte da cidade dá para circular tranquilamente a pé. Siga o passeio pelo Largo da Oliveira, coração do centro, onde você verá a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e uma arquitetura tipicamente portuguesa.

Foto por iStock / saiko3p

Foto por iStock / saiko3p

Encontre ruas medievais estreitas, como a Rua de Santa Maria, uma série de antigos casarões dos senhores da época, museus e um extenso patrimônio religioso, até chegar ao Lardo Toural, com seu belo chafariz. Outro ponto interessante é a Praça de Santiago, antigo ponto de passagem dos peregrinos que seguiam a Compostela. Por ser uma área turística, o centro de Guimarães também está cheio de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, cafés e lojas.

Foto por iStock / Acnakelsy

Foto por iStock / Acnakelsy

Não longe dali, o teleférico de Guimarães leva, em poucos minutos, os passageiros ao Monte da Penha, cujo topo é dominado pelo Santuário de Nossa Senhora da Penha, já nos arredores da cidade. Só a vista já vale o passeio.

Como chegar

A TAP opera voos diretos entre São Paulo e o Porto. Você também pode chegar ao país por Lisboa, também em um voo direto da TAP a partir de São Paulo. Já em Portugal, siga até Guimarães de carro ou ônibus.

Onde ficar

ibis Guimarães

Stay Hotel Guimarães Centro

Pousada Mosteiro Guimarães

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / saiko3p

Comentários