logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça Fortaleza, o destino preferido para o final do verão | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Phaelnogueira

Conheça Fortaleza, o destino preferido para o final do verão

27 de fevereiro de 2018

Fora do eixo principal do Carnaval brasileiro, Fortaleza, no Ceará, costuma receber muitos turistas após a festa. Segundo dados da ViajaNet, a cidade é uma das mais procuradas por quem ainda quer aproveitar os últimos momentos da estação mais quente do ano.

Foto por Istock/ OSTILL

Foto por Istock/ OSTILL

Para curtir os últimos pacotes de viagens até o fim do verão, em março, a cidade em si oferece uma série de alternativas para os turistas: na principal praia da metrópole é a Praia de Iracema, uma das mais famosas do Brasil e que sempre recebe uma grande quantidade de turistas – do país e do exterior. A praia – e o bairro – conta boa parte da história de Fortaleza, já que foi ali que os índios tiveram o primeiro contato com os portugueses, no século XVI.

A Praia de Iracema é um “Bem de Relevante Interesse Cultural” para Fortaleza. De acordo com o coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura da cidade, Alênio Carlos Noronha Alencar, há “uma memória coletiva muito forte” no bairro, que já foi de casas residenciais a ponto de encontro da boêmia da capital cearense.

“Temos as edificações históricas e também as vivências que perpassam a cidade. Era o local onde, muitas vezes, reuniam-se os intelectuais, jornalistas, músicos e profissionais liberais”, afirma ele.

Fortaleza também possui um centro histórico que, como a praia, conta boa parte da história da cidade: marcos como o Theatro José de Alencar, inaugurado em 1910 com inspirações arquitetônicas francesas, e a Catedral Metropolitana, que durou 40 anos para ficar pronta. O projeto lembra bastante a Igreja da Sé, em São Paulo, com linhas góticas e duas grandes torres que podem ser vistas de boa parte do centro da cidade.

Foto por Istock/ Phaelnogueira

Foto por Istock/ Phaelnogueira

Mas é claro, Fortaleza possui um dos arredores mais ricos do Brasil para curtir praias. Muitas delas estão localizadas a alguns poucos quilômetros da capital cearense, como a Águas Belas, no município de Cascavel, a uma hora de Fortaleza, e a de Beberibe, onde as falésias oferecem um espetáculo de tonalidades de cores da areia.

Algumas praias são especialmente voltadas para o público que quer isolamento, como a Guajiru, em Trairi. Assistida por um pequeno vilarejo de pescadores, a vida pacata só é interrompida pela presença de esportistas que aproveitam os ventos mais fortes e as ondas para praticar surf e kitsurf. Mas o mar também costuma ser tranquilo na maior parte dos dias, quando os moradores costumam procurar polvos na água.

“É um dos lugares mais bonitos do Ceará”, sentencia a cearense Cleia Almeida, que hoje vive em São Paulo. “Sempre que volto para lá procuro as praias de Trairi: estão perto de Fortaleza e são vazias, bonitas e tranquilas. É um paraíso”, completa.

Foto por Istock/ fredcardoso

Foto por Istock/ fredcardoso

Outras opções são as praias de Icaraizinho e Lagoinha, em Paraipaba, e a mundialmente famosa Jericoacoara, cujo município de Jijoca de Jericoacoara foi eleito pelo TripAdvisor, site de planejamento e reservas de viagens, o terceiro melhor destino do mundo ao vencer o prêmio Travelers’ Choice Destinos em Alta, na América do Sul. Lá, apesar da ausência de blocos e desfiles, as praias costumam ficar mais lotadas nesta época do ano.

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por Istock/ Phaelnogueira

Comentários