logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça Capitólio e seus atrativos naturais | Qual Viagem Logo

Capturar

Conheça Capitólio e seus atrativos naturais

22 de fevereiro de 2016

São cerca de 280 quilômetros de Belo Horizonte e aproximadamente 430 de São Paulo. Muito explorada por mineiros de Belo Horizonte e região metropolitana e ainda pouco conhecida dos paulistas e paulistanos, Capitólio é um destino relativamente novo que vem ganhando novos admiradores ano após ano. Nesse verão, o destino ficou um pouco ameaçado em função da escassez das chuvas que acabaram prejudicando parcialmente o espelho d’água do Lago de Furnas, a principal atração do local.

O Condomínio e Balneário Escarpas do Lago é aberto à visitação e reúne lindas casas de veraneio e algumas pequenas pousadas.

O cenário é emoldurado, ainda, por cânions que chegam a 20 metros de altura, além de grutas e cachoeiras – a da Lagoa Azul é o cartão-postal. Para apreciar o conjunto, a melhor opção é fazer um passeio típico de um balneário: à bordo de lancha ou chalana.

Foto via Flickr Andreia Reis

Foto via Flickr Andreia Reis

Por lá, as fendas e os paredões se abrem e dão espaço a um cenário maravilhoso: cachoeiras com sucessivas quedas. Um lugar encantador e de beleza rara. Aqui a natureza caprichou na sua magnitude. O acesso aos Canyons é pelo Lago de Furnas, por meio de lanchas, chalana e escuna. Um passeio tranquilo que leva você ao encontro da natureza que comove pela sua grandeza.

Já as trilhas do sol variam de 40 a 20 minutos por dentro do cerrado. O turista poderá conhecer a Gruta do Tucano e conhecer ainda o Parque Ecológico Cascata. O lago é quatro vezes maior que a Bahia da Guanabara e oferece paisagens de tirar o fôlego.

Realizar um passeio de barco pelo Lago de Furnas pode render lindas fotos e momentos de total relaxamento. Guarde a bateria da máquina para revelar a beleza do pôr do sol que dorme numa das margens desse lindíssimo lago.

Foto via hotelengenhodaserra.com.br

Foto via hotelengenhodaserra.com.br

O Morro do Chapéu também é um atrativo que vale a visita. É um dos pontos mais altos da cidade, com altura de 1.293m. Seu topo é formado por um planalto com vegetação rasteira, com varias espécies de flores silvestres, diversas nascentes de água límpida correndo em pedra e lageados, formando verdadeiras cachoeiras. Sua fauna é rica em lobos, tatus e tamanduás. Entre as aves, destacam-se os inhambus e as codornas.

Como chegar

Capitólio está a pouco mais de 280 quilômetros de Belo Horizonte, podendo ser acessada via  MG-050.

Onde ficar

Balneário do Lago Hotel – balneariodolagohotel.com.br

Engenho da Serra Hotel & Ecoresort – engenhodaserra.com.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via hotelengenhodaserra.com.br

Comentários