logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça Burano, o destino colorido perto de Veneza | Qual Viagem Logo

Colorful houses in Burano island near Venice, Italy

Conheça Burano, o destino colorido perto de Veneza

1 de setembro de 2017

A Lagoa de Veneza, localizada no nordeste da Itália, está repleta de ilhas, entre elas as que formam a própria cidade de Veneza. Mas ao redor há uma série de outros pequenos destinos que valem a visita. Entre os mais populares estão as pequenas ilhas de Burano, que, assim como as de Veneza, são cortadas por canais e ligadas entre si por várias pontes.

Foto por iStock / Olga_Gavrilova

Foto por iStock / Olga_Gavrilova

Mas esse não é o único charme de Burano. O arquipélago é famoso por ser um dos lugares mais coloridos da Itália, graças a fileiras e mais fileiras de casinhas com fachadas pintadas em cores vivas. Dizem que foram feitas assim em torno do século XVI, para que os pescadores que viviam ali pudessem identificar facilmente suas casas, mesmo através da névoa.

Foto por iStock / Sarenac

Foto por iStock / Sarenac

Atualmente, é essa característica que tem feito Burano cada vez mais popular entre os turistas. A antiga vila de pescadores é de fácil acesso a partir de Veneza – são menos de 10 km entre um lugar e outro, que podem ser percorridos a bordo de um “vaporetto”, uma espécie de balsa que circula pela região e que rende lindos passeios panorâmicos pela lagoa.

Foto por iStock / Olga_Gavrilova

Foto por iStock / Olga_Gavrilova

Assim como as quase vizinhas ilhas de Murano, famosas pela técnica do vidro soprado e pela produção do cristal de Murano, Burano também tem seu produto particular. A delicada renda de Burano, feita à mão, é uma das mais célebres da Europa. Essa tradição é ainda conservada em alguns lugares, como o Museo del Merletto (Museu da Renda).

Foto por iStock / ValerioMei

Foto por iStock / ValerioMei

Em Burano, vale passar uma manhã ou uma tarde inteira. Explore as ruas, atravesse as pontes e admire cada canto – um mais fotogênico do que o outro. Há ainda alguns pontos turísticos, como a Igreja de San Martino, que possui uma torre inclinada. Aproveite também as inúmeras lojinhas, as pizzarias e outros tantos restaurantes.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / QQ7

Comentários