logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça a Belize da civilização maya e blue holes | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Gerald Friedrichs

Conheça a Belize da civilização maya e blue holes

3 de junho de 2016

Águas incrivelmente claras, fauna inimaginável e as fascinantes e misteriosas ruínas da civilização Maya. Estas são somente algumas das maravilhas de Belize, um país que possui uma abundante e variada beleza natural, onde é possível mergulhar junto a segunda maior barreira de corais do mundo.

Belize é um pequeno e pouco populoso país da América Central e tem um ecossistema marinho privilegiado, composto de manguezais, atóis, bancos de areia e uma barreira de corais que oferece aos mergulhadores um cenário maravilhoso.

São apenas 220 mil pessoas, com uma harmoniosa mistura de raças e de línguas, que vai desde o Maya até o inglês, passando pelos garifunas, espanhóis, indianos e chineses. No início do século XVI, foi palco da resistência da civilização Maya contra os colonizadores espanhóis que, antes de enfrentá-los, já tiveram que superar a dificuldade de transpor a extensa barreira de corais que protege o litoral daquela região.

Foto por Istock/ Simon Dannhauer

Foto por Istock/ Simon Dannhauer

Talvez por isso, muito tardiamente se comparado aos demais países americanos de domínio ibérico, foi colonizado pelos ingleses, em 1862. Recebeu, então, o nome de Honduras Britânicas. Com sua recente independência, em 1981 passou a se chamar Belize. Belmopan, no centro do país, é sua capital, embora Belize City seja a cidade mais conhecida. A Rainha Elizabeth, chefe de Estado por lá, tem sua face estampada nos selos e notas de dinheiro nacionais.

Repleta de histórias e templos da civilização Maya, com 40% do país transformado em parques e reservas naturais, Belize é ainda agraciada pela vida selvagem preservada e por belas florestas tropicais. Belize é também um dos destinos mais procurados no mundo por observadores de pássaros. No santuário ecológico de Croocked Tree, milhares de aves migratórias se reúnem todos os anos, principalmente nos meses de abril e maio.

Belize é um país cuja costa com mais de 500 quilômetros é repleta de atóis e os famosos “Blue Holes”. Os principais pontos de mergulho são as ilhas Turneffe, o Lighthouse Reef, o Atol de Glover e Ambergris Caye. Belize é muito bem servido de “Liveaboards” e Resorts especializados em mergulho. A melhor época para o mergulho é de Abril a Junho.

Foto por Istock/ michalzak

Foto por Istock/ michalzak

Metade do território do país é ocupada por floresta tropical, em certos trechos, tão rica e exuberante quanto a Amazônia brasileira. A Reserva Natural de Cockscomb Basin, por exemplo, é a única do mundo dedicada exclusivamente à preservação do jaguar, o maior felino do continente americano. Com um pouco de sorte e disposição para caminhar, você pode encontrar pegadas frescas do animal nas trilhas que cortam a reserva.

Quando ir

De março a agosto

Quem leva

O roteiro com quatro noites em Cayo e três noites em San Pedro com hospedagem dupla e café da manhã; passagens aéreas, traslados; passeios com guias especializados; e cartão de assistência ao viajante é a opção de pacote da Viva Terra. Mais informações sobre esse roteiro no site www.vivaterra.com.br.

Mais informações: www.belize.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por IStock/ Gerald Friedrichs

 

Comentários