logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça as cidades históricas da Colômbia | Qual Viagem Logo

7328634514_effaf6acea_z

Conheça as cidades históricas da Colômbia

2 de janeiro de 2016

Além dos destinos de aventura, sol e praia, a Colômbia possui uma ampla gama de povoados considerados patrimônios históricos do país. São vilarejos e comunidades que permitem ao turista vivenciar experiências únicas como conhecer as belas paisagens de café, realizar passeios de teleférico, visitar monumentos religiosos, entre outros.

Ao todo são 17 municípios conhecidos como a rede de povoados patrimoniais, porque representam um espaço único na origem da cultura colombiana, em razão da sua riqueza ancestral e sua beleza arquitetônica colonial. Salamina, Santa Cruz de Mompox, Guadalajara de Buga e Jardín estão entre os locais que fazem parte dessa rede.

Localizada no estado de Caldas, Salamis, por exemplo, é a cidade ideal para se conhecer a fundo a origem da cultura do café colombiano. Os turistas podem visitar as fazendas e aprender sobre a cultivação, colheita e torra do café. A decoração da cidade chama a atenção em razão das varandas coloridas e pela arquitetura estilo colonial. Todo mês de dezembro, Salamina celebra a Noite de Fogo, uma festa em nome da Virgem da Imaculada Conceição, padroeira da cidade.

A região de Jardín, na Antioquia, conta com ruas repletas de jardineiras e vasos decorando o município do início ao fim. A cidade possui arquitetura tradicional e tem um teleférico onde turistas podem observar as belíssimas plantações de café.

Foto por Einer3088 via Wikipedia

Foto por Einer3088 via Wikipedia

Santa Cruz de Mompox, no estado de Bolívar, está localizada ao pé do rio Magdalena. Reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, é um lugar que aparenta ter parado no tempo, preservando e protegendo os valores e a história de uma cidade que convida a ficar e a viver todo seu encanto.

Um dos lugares mais interessante de Santa Cruz de Mompox é o seu cemitério, conhecido pelo túmulos brancos. A cidade também é conhecida por seu artesanato em filigrana, um tecido especial para fazer joias, onde turistas têm a oportunidade de fazer workshops e aprender a técnica de confecção.

Foto via Flickr ocifuen

Foto via Flickr ocifuen

Para os amantes do turismo religioso, Guadalajara de Buga, na região de Valle, é uma das poucas cidades do mundo com uma catedral e uma basílica. Sua principal atração é a Basílica do Senhor dos Milagres de Buga. A história por de trás dessa maravilha arquitetônica surgiu em meados do século XVI, quando uma indígena, enquanto lavava roupas às margens do rio Guadalajara, viu descer no rio um crucifixo, que a medida que descia, fazia aumentar o fluxo da água. Assim começou o culto do Senhor dos Milagres, uma imagem que recebe visita de cerca de 3,5 milhões de peregrinos todos os anos.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque via Flickr Jonathan Hood

Comentários