logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça algumas das atrações de Alesund, na Noruega | Qual Viagem Logo

Boats for sailing, fishing and touring gather in the port of Alesund, Norway.

Conheça algumas das atrações de Alesund, na Noruega

14 de fevereiro de 2017

Situada na região oeste da Noruega, a cidade de Alesund é conhecida como a capital do bacalhau e é o maior centro exportador do peixe no país. Com mais de 40 mil habitantes, a cidade é considerada também uma das mais bonitas da Noruega, pois conta com um estilo de arquitetura único em algumas de suas construções, o Art Nouveau.

A cidade conta com esse tipo de estrutura devido ao incêndio que devastou a cidade no inverno do ano de 1904. A tragédia destruiu cerca de 850 casas, deixando mais de 10 mil pessoas desabrigadas. Com a ajuda de arquitetos oriundos de diversas regiões, em três anos a cidade foi reconstruída para se tornar referência no estilo.

City of Alesund in Norway

Foto por iStock / kapulya

Toda essa história pode ser encontrada no Centro de Art Noveau (Jugendstilsentere). É um programa imperdível para quem visita a cidade, pois conta a história da arquitetura de Alesund através de uma mostra multimídia, com fotos do antes e depois do acidente, relatos e vídeos de personagens locais.

Outro ponto para admirar a beleza de Alesund é o Aksla Viewpoint. Em cima da montanha, é possível subir pelos 418 degraus de uma escada muito bem estruturada e segura, a partir do Parque da Cidade (Town Park). A vista é panorâmica e está no “Top 3” de pontos obrigatórios a se visitar em Alesund. Também é possível chegar ao lugar de carro.

View of Alesund in Norway

Foto por iStock / MarkusBeck

Perto do mirante também existe um bunker, usado pelos alemães durante a 2ª Guerra Mundial, aberto à visitação. Dentro do observatório ainda há o restaurante Fjellstua, ótima opção para fechar a excursão com chave de ouro.

Falando em gastronomia, no coração da cidade, o restaurante XL Diner apresenta duas características da Noruega em seu cardápio. Com janelas de vidro à beira-mar, a vista do local é fantástica. O estabelecimento oferece o Codfish Experience, para os clientes degustarem diferentes receitas de bacalhau, como a portuguesa, a italiana, a espanhola e a norueguesa.

Photo taken in Norway

Foto por iStock / Gerardo_Borbolla

Um passeio para adultos e crianças que também está entre os principais atrativos de Alesund é o aquário Atlanterhavsparken. É um dos maiores de água salgada do norte da Europa. Com iniciativas sustentáveis, o local utiliza a água do mar em seus tanques.

Com alta temporada de junho até o final de agosto, Alesund tem ainda na alimentação dos peixes em todo fim de tarde um atrativo para fotos. É possível ver bacalhaus inteiros e entender como vive o animal símbolo da Noruega.

Mais informações em: visitnorway.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / wakr10

Comentários