logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça a história do futebol no Mineirão | Qual Viagem Logo

Belo Horizonte,Minas Gerais Brazil - July 13, 2013: The Governor Magalh?es Pinto Stadium, better known as legume, is a football stadium in Brazil in the city of Belo Horizonte in Minas Gerais – Brazil

Conheça a história do futebol no Mineirão

2 de maio de 2017

Já é de se esperar muitas histórias, surpresas e belezas arquitetônicas no Complexo da Pampulha, em Belo Horizonte. Um dos pontos famosos que fazem parte deste conjunto é o Mineirão, lugar que também apresenta a história do futebol em um moderno e novo museu.

Além de ser um dos grandes palcos do futebol mineiro e também um dos maiores estádios do mundo, o Mineirão é um monumento de BH. Sua fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico de Belo Horizonte.

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

A construção do local se iniciou na década de 1960, tornando-se um marco na vida social e na paisagem da Pampulha. Suas características foram pensadas para a região e, mais do que um estádio, virou uma área de lazer e cultura. O “Gigante da Pampulha”, com sua esplanada de 80 mil m², é um local ideal para a prática de vários esportes. Outra característica importante do Mineirão é o fato dele ser ambientalmente sustentável – tornando-se em 2016 o primeiro estádio brasileiro e segundo do mundo a ser signatário do Pacto Global.

Já o Museu Brasileiro do Futebol, que está localizado dentro do estádio, completa o complexo, levando história e entretenimento para o visitante. A exposição apresenta, além da memória do estádio, informações relacionadas ao futebol mineiro, e também diversos aspectos desse esporte na sua relação com manifestações culturais e sociais.

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

O museu tem como objetivo estimular seu público, de todas as idades, a perceber o futebol como um fenômeno cultural, que, para além dos limites da própria arena, integra o cotidiano dos lugares e das pessoas.

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Dentro do museu há espaços dedicados à leitura, aos pequenos, à memória onde está a primeira catraca do estádio, bandeiras e camisetas de times que já jogaram no local, às notícias que saíram sobre o Mineirão e, em breve, será lançado um espaço dedicado ao esporte feminino. Há muitas surpresas e histórias guardadas no Museu Brasileiro do Futebol. As visitas guiadas são apenas para grupos ou escolas.

Museu Brasileiro do Futebol

Av. Coronel Oscar Paschoal – Portal G2 – Pampulha
Horário: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 9h às 13h.
Telefones: (31) 3499-4312 / (31) 3499-4304

Mais informações em: estadiomineirao.com.br/museu-e-visita/

Onde ficar

Holiday Inn Belo Horizonte Savassi

Texto por: Caroline de Oliveira, a jornalista viajou a convite da IHG com apoio da Belotur

Foto destaque por iStock / GeraldoCostafotografias

Comentários