logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça a cidade histórica de Würzburg, na Alemanha | Qual Viagem Logo

Historic city of Wurzburg with bridge Alte Mainbrucke, Germany.

Conheça a cidade histórica de Würzburg, na Alemanha

22 de junho de 2018

A cidade de Würzburg, na Alemanha, é capaz de misturar os mais belos conjuntos arquitetônicos, arte e cultura, história e muito vinho.

Localizada no estado da Baviera, na região da Francônia, Würzburg é uma capital distrital e cidade independente que foi fundada no século X. Segundo os registros históricos, seus primeiros habitantes foram nômades celtas, até ser dominada pelos romanos que trouxeram o cristianismo. Com o tempo, a região serviu de local para residência de príncipes e bispos e durante muito tempo foi o centro do Reino da Francônia.

Foto via iStock/ bluejayphoto

Foto via iStock/ bluejayphoto

Würzburg possui diversos prédios bem conservados de diferentes épocas e domínios. A Catedral de St Killian foi construída no ano 1040, em estilo românico, a mando do Imperador romano Carlos Magno.

Foto via iStock/ aliokhin

Foto via iStock/ aliokhin

Durante bombardeios em 1946, parte da catedral foi destruída e sua reconstrução só foi finalizada em 1967, mais de 20 anos depois.

Uma das principais moradias de pessoas notáveis e poderosas da época – antes da construção de Würzburg Residenz – foi a Fortaleza de Marienberg.

Foto via iStock/ foto-select

Foto via iStock/ foto-select

Apesar de ter sido construída em tempos medievais, não sobrou quase nada que remeta a esse período, pois durante o domínio dos suecos na cidade, a fortaleza acabou ganhando um estilo barroco e perdendo o seu original.

Hoje em dia, Marienberg funciona como um museu, além disso, há uma igreja, a Marienkirche, belíssimos jardins e um biergartern. É no ponto mais alto da fortaleza onde se pode ter uma visão panorâmica de Würzburg.

O palácio real, conhecido como Würzburg Residenz, é considerado uma das construções no estilo barroco puro e é a mais diferente de toda a Alemanha – pois lembra muito o barroco de Viena. Ele foi construído em meados dos anos 1790, sob o comando do arquiteto Balthasar Neumann, no entanto, a decoração ficou por conta do famoso decorador italiano Antônio Bossi.

Foto via iStock/ karambol

Foto via iStock/ karambol

Dentro do palácio é possível encontrar decoração de diversos estilos e períodos – já que muitos artesãos e artistas participaram do processo de ornamentação. Além disso, o castelo é enorme, são mais de 300 salas, das quais apenas 40 estão abertas para o público. As mais famosas são a Sala Branca, do Imperador e a dos Jardins.

Foto via iStock/ GRECLAURENTIU

Foto via iStock/ GRECLAURENTIU

Outro point do local são os jardins que possuem diversas árvores frutíferas, plantas de várias espécies, estátuas e fontes.

O Würzburg Residenz foi tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1981, bem como seus jardins.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ Kharichkina

Comentários