logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça a charmosa Vila da Praia do Forte, na Bahia | Qual Viagem Logo

img_5834

Conheça a charmosa Vila da Praia do Forte, na Bahia

6 de setembro de 2017

O litoral norte da Bahia é conhecido pelas belas praias e pela alta concentração de resorts pé na areia. Afinal de contas, com destinos como Guarajuba, Praia do Forte, Imbassaí e Costa do Sauípe, a região atrai muitos turistas de todas as partes do Brasil que estão em busca de férias relaxantes.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Porém, essa área guarda ótimas surpresas. Um bom exemplo é a Vila da Praia do Forte, localizada a 80 km do centro de Salvador, no município de Mata de São João. Cercada por condomínios de casas, famosos resorts, uma rica área verde e, é claro, o mar, a vila é uma antiga aldeia de pescadores transformada em ponto turístico. Mas o clima rústico original foi conservado e, ainda hoje, vários barcos coloridos de pesca podem ser vistos na Praia do Porto, em frente à vila.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

A maior atração por lá é um dos oito centros de visitantes do Projeto TAMAR. Instalado na Praia do Forte em 1982, já que a região é local de desova de tartarugas marinhas, o centro possui uma área de 10 mil m² à beira mar e em torno do Farol Garcia D’Ávila. Em diversos tanques e aquários estão abrigadas diferentes espécies de tartarugas marinhas encontradas no litoral do Brasil, além de tubarões, arraias e outros peixes.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Entre exposições, visitas orientadas e solturas de tartarugas durante a época reprodutiva, cada uma das atividades busca educar os visitantes sobre a importância da preservação desses animais. O Projeto TAMAR da Praia do Forte tem uma estrutura completa, que conta com restaurante próprio e loja de produtos oficiais. O ingresso custa R$ 24,00.

Foto por iStock / filipefrazao

Foto por iStock / filipefrazao

Um pouco além do Projeto TAMAR, seguindo no sentido norte, é possível nadar em piscinas naturais formadas pelos corais quando a maré está baixa. O que também vale a visita é um passeio pela Vila da Praia do Forte. Com um clima descontraído e praiano, o local é charmoso e encantador. As ruas de paralelepípedos são ladeadas por árvores e coqueiros e abertas somente para pedestres e bicicletas. Táxis por lá só sobre duas rodas – as chamadas “bicitáxis”.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Repleta de turistas de todas as idades, a vila é muito tranquila e segura, sendo perfeita para um passeio de dia ou à noite. Você encontrará uma série de pousadas aconchegantes e lojas de grifes conhecidas e também de pequenas marcas locais, que vendem todo o tipo de produto: souvenires, artesanatos, sabonetes e outros cosméticos, moda praia, roupas, calçados e muito mais.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

A oferta gastronômica também é destaque. Há restaurantes de culinárias diversas – da baiana à italiana –, cafés, barzinhos e muitas sorveterias. À tarde, são montadas barraquinhas que vendem o tradicional acarajé em torno da Praça São Francisco, onde está um dos cartões-postais da Praia do Forte: a pequena Igreja de São Francisco de Assis, construída em 1900 na Praia do Porto.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Onde ficar – Vila Galé Marés

Localizado em plena Praia de Guarajuba, em Camaçari, a 15 km da Vila da Praia do Forte, o Vila Galé Marés é um resort all inclusive com uma estrutura completa. Além dos mais de 500 quartos amplos, entre apartamentos e chalés, o hotel oferece a maior piscina de resorts do Nordeste, o Spa Satsanga, quatro restaurantes diferentes, dois bares, discoteca, área para crianças, acesso direto à praia e muito mais. Várias agências de turismo têm representantes dentro do resort que oferecem passeios à Vila da Praia do Forte (custo adicional não incluído na diária). Mais informações em: vilagale.com/pt/hoteis/bahia/vila-gale-mares

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do grupo Vila Galé.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários