logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça 7 cidades universitárias históricas na Europa | Qual Viagem Logo

Cityscape of Oxford. England, Europe

Conheça 7 cidades universitárias históricas na Europa

28 de abril de 2017

Nem todos sabem, mas as primeiras universidades da Europa surgiram na Idade Média, por volta dos séculos XI, XII e XIII. Foram erguidas construções grandiosas, com uma arquitetura que surpreende até os dias de hoje. Tanta beleza e história dessas instituições tornaram essas tradicionais cidades universitárias atraentes para o turismo. Confira algumas das principais:

Bolonha, Itália

Aerial cityscape view from the tower on Bologna old town center with Maggiore square in Italy

Foto por iStock / RossHelen

Fundada em 1088, a Universidade de Bolonha foi a primeira da Europa e, portanto, do mundo ocidental. Bolonha fica no norte da Itália, na região da Emilia-Romagna, perto de Florença. Caminhe pelas ruas estreitas do centro medieval, admire os antigos prédios de cor terracota e prove a deliciosa culinária local em uma osteria.

Oxford, Inglaterra

The Oxford University City,Photoed in the top of tower in St Marys Church.All Souls College,England

Foto por iStock / RyanKing999

Considerada até hoje uma das melhores instituições de ensino superior do mundo, a Universidade de Oxford foi fundada no final do século XI, sendo então a primeira da Grã-Bretanha. A principal atração da cidade é exatamente os belíssimos prédios da universidade, que dominam todo o centro, como o Christ Church College e a Biblioteca Bodleian.

Cambridge, Inglaterra

The Old Schools of Cambridge University

Foto por iStock / ValeryEgorov

Não dá para falar de Oxford sem mencionar sua “rival” Cambridge. A história de sua tradicional universidade, que sempre figura nas listas das melhores do mundo, começou em 1209. Visite os deslumbrantes prédios de arquitetura gótica, como a igreja do King’s College e o Trinity College, ande pelos gramados e faça um passeio de barco pelo Rio Cam.

Salamanca, Espanha

View of City of Salamanca, SpainView of City of Salamanca, SpainView of City of Salamanca, Spain

Foto por iStock / carlosvelayos

Localizada a 200 km de Madri e próxima à fronteira com Portugal, Salamanca abriga a tradicional Universidade de Salamanca, fundada em 1218 e referência até hoje nos estudos de ciências humanas. A cidade é repleta de construções góticas e barrocas, como a Plaza Mayor, as duas catedrais e a própria universidade.

Toulouse, França

Saint Nicolas V-th century church on Toulouse city center and Garonne river background, France

Foto por iStock / pase4

No sul da França, a Universidade de Toulouse data de 1229. O centro da cidade é repleto de construções antigas com fachadas de tijolos claros – por isso, Toulouse é conhecida como “cidade rosa”. Conheça os diversos museus, igrejas e o centro entre o Canal du Midi e o Rio Garonne.

Coimbra, Portugal

University square and bell tower in Coimbra, Portugal

Foto por iStock / venemama

Uma das quinze primeiras universidades da Europa, a Universidade de Coimbra faz parte da história de Portugal e foi fundada em 1290, quando ainda se localizava em Lisboa. A transferência definitiva para Coimbra aconteceu em 1537. O núcleo Alta e Sofia é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e corresponde a um antigo palácio real. Em torno da universidade, o centro de Coimbra é tipicamente medieval, com ruas estreitas, calçamento de pedra e históricas construções bem preservadas.

Heidelberg, Alemanha

View on Heidelberg, Germany

Foto por iStock / sborisov

Erguida em 1386, a Universidade de Heidelberg é uma das mais prestigiadas da Alemanha. Localizada entre Frankfurt e Stuttgart, Heidelberg também é conhecida por seu imponente castelo do século XIII, símbolo do romantismo alemão, além de seu centro histórico medieval, às margens do Rio Neckar.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Arsty

Comentários