logo

Telefone: (11) 3024-9500

Confira as mais belas praias do Maranhão | Qual Viagem Logo

Lencois, Maranhao, Brazil - August 21, 2010: Lenco—is Maranhenses National Park, located in northeastern Brazil, low, flat, occasionally flooded land, overlaid with large, discrete sand dunes with blue and green lagoons

Confira as mais belas praias do Maranhão

20 de dezembro de 2016

Entre as incríveis dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e os manguezais, as praias do estado do Maranhão tem um visual singular no Nordeste. Nesse trecho do litoral brasileiro você pode encontrar praias quase desertas em vilarejos de pescadores ou até mesmo na região metropolitana de São Luís.

Praia de Atins – Barreirinhas

A Praia de Atins fica no encontro do Rio Preguiças com o mar, nos limites dos Lençóis Maranhenses. Por ali, a água salgada do mar se confunde com a água doce do rio e com as dunas, formando, no entorno da praia, lagoas e até mesmo cachoeiras próximas ao mar durante a época de chuvas. As águas são calmas e a areia é branca e fofa. Atins é um povoado de pescadores, mas oferece uma boa variedade de bares, restaurantes e opções de hospedagem, tudo com um clima rústico e descontraído. Um agradável passeio de barco leva os turistas de Barreirinhas, que fica a 250 km de São Luís, a Atins.

Praia de Caburé – Barreirinhas

A quase deserta Caburé fica em uma península entre o mar e as curvas do Rio Preguiças, no leste do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ao lado de Atins. Uma extensa e estreita faixa de areia clara cerca o mar tranquilo. Para tirar o sal do corpo, tome um refrescante banho na água doce do rio. Para chegar à Praia de Caburé, siga de barco pelo rio a partir de Barreirinhas e aprecie as paisagens de dunas dos Pequenos Lençóis e os mangues.

À noite, aproveite para admirar o céu estrelado, já que o gerador de energia elétrica que abastece o local é desligado às 22h. Na praia, há alguns estabelecimentos comerciais, como pousadas e restaurantes simples, que oferecem pratos de peixes e frutos do mar.

Praia de Panaquatira – São José de Ribamar

Localizada na mesma ilha onde está São Luís, a 40 km a leste da capital do estado, Panaquatira é considerada uma das melhores praias da região. São cerca de cinco quilômetros de um mar calmo e bem raso, principalmente durante a maré baixa, entre a foz do Rio Paciência e uma pequena baía. Apesar de estar na região metropolitana, a Praia de Panaquatira é muito sossegada, ideal para quem quer relaxar e a melhor para tomar banho de mar em toda a ilha.

Como chegar

As principais companhias aéreas nacionais têm voos para São Luís. Um curto trajeto de carro liga a capital maranhense à Panaquatira. Para chegar a Caburé e Atins, siga para a cidade de Barreirinhas, de onde partem os passeios pelo Rio Preguiças.

Onde ficar

Praia de Atins

Pousada Jurará

Ecopousada Filhos do Vento

Praia de Caburé

Pousada Porto Caburé – (98) 98857-8201

Pousada do Paturi – (98) 99155-7277

Praia de Panaquatira/São Luís

Hotel Luzeiros São Luís

Rio Poty Hotel São Luís

Informações turísticas

turismo.ma.gov.br

Texto por: Patrícia Chemin

Confira a matéria completa sobre as “Praias inesquecíveis do Nordeste” na edição de dezembro/16 da Qual Viagem. Acesse aqui a edição digital.

Foto destaque por: iStock / dolphinphoto

Comentários