logo

Telefone: (11) 3024-9500

Como preparar o seu carro para viajar | Qual Viagem Logo

carro-pixabay

Como preparar o seu carro para viajar

10 de outubro de 2019

Com a melhor época do ano para viajar se aproximando, muitos já começam a pensar no destino para aproveitar as festas de fim de ano. Para uma viagem sem “surpresas” e “imprevistos” indesejados, os motoristas devem ficar atentos à manutenção de seu veículo.

Alguns querem praias, outros campo, serrado e até mesmo alguns destinos do exterior, em que é possível viajar de carro. Estamos aqui para dar dicas indispensáveis para que você tenha uma viajem tranquila, agradável e segura, independente do destino escolhido.

Então, aperte os cintos, engate primeira e conheça nosso checklist de como preparar o seu carro para uma viagem!

Dicas para um check-up no carro para viajar

Fiquem atentos a todas as dicas do nosso checklist, pois todos os detalhes são de extrema importância. Dessa forma, você conseguirá ter uma viagem aconchegante e tranquila, do início ao fim. Veja!

  1. Atenção aos pneus

É de muita importância, verificar as condições dos pneus, incluindo também o estepe. Afinal, são eles que sustentarão o veículo em todo o percurso. Verifique se estão calibrados devidamente, se estão desgastados ou “carecas”, pois esse estado reduz o atrito dos pneus com a via. Isso pode resultar em aquaplanagem ou hidroplanagem em dias de chuva, ou pista molhada. Além disso, pneus nessa condição pode resultar em multa de natureza grave, o que implica em cinco pontos na carteira de motorista. É melhor fazer um check-up!

  1. Verifique as palhetas

O risco de chuvas no verão é maior e para evitar problemas quando se está na estrada, é importante que as palhetas do veículo estejam em boas condições. Isso evita que você fique na “mão” por não ter visão externa. Verifique-as, e caso não tenha certeza, se estão em bom estado, troque-as. Afinal, é melhor prevenir e curtir a viagem!carro-2-pixabay

  1. Avalie os freios

É de extrema importância, verificar os freios. É necessário que ele esteja em boas condições, para que não falhe quando precisar. Leve o seu veículo há um profissional para que ele possa avaliar os freios e te dar a garantia de que ele não falhará durante o percurso!

  1. Verifique o seguro

Podemos ser precavidos e estar sempre seguindo as regras de trânsito, mas é inevitável fugir de imprevistos. Quando nos deparamos com um indesejável acidente, ou problema no veículo, devemos acionar o seguro. Então. verifique antes de “cair” na estrada se o seu está em dia. A seguradora irá te socorrer em momentos de grande dor de cabeça, cuidando de tudo para você. Além disso, se o seu carro for roubado no destino, você terá direito a um carro reserva, resolução de toda parte burocrática e reembolso do valor do veículo, conforme tabela FIPE e contrato.

  1. Faróis e sistema elétrico

Verifique os faróis e todo o sistema elétrico. Com certeza eles serão muito úteis, tanto para uma simples seta ao mudar de faixa, como para mantê-lo informado da situação de seu veículo. Lembre-se de que as luzes de identificação, no painel de controle, são de fato, importantes. Então, verifique-as!

  1. Antes de assumir o veículo, avalie-se

Todos os condutores devem ter plena consciência de que dirigem por si mesmo e por todos os outros que estão em seu veículo e ao redor. Se avalie antes de assumir a direção, pois é a sua responsabilidade. Não dirija se: consumiu bebidas alcoólicas, estiver cansado, em alta velocidade e com sobrepeso de carga. Lembre-se de respeitar o número de passageiros por veículo e que crianças de até 7 anos devem usar cadeirinhas no banco de trás.

Então, o que achou das dicas de check-up no carro para viajar? Não deixe de avaliar seu veículo, siga o checklist e tenha uma ótima viagem!

Por: Andreia Silveira, copidesque no site SeguroAuto.org.

Fotos: Pixabay

Comentários