logo

Telefone: (11) 3024-9500

Como é nadar com os peixes-boi em Crystal River, Flórida | Qual Viagem Logo

crystal-river-peixes-boi-2-foto-por-cgrant14_discover-crystal-river-florida

Como é nadar com os peixes-boi em Crystal River, Flórida

10 de março de 2020

Ver animais selvagens bem de perto em seu habitat natural é algo memorável. Em Crystal River, cidade na costa oeste da Flórida, a cerca de 130 km de Orlando, a experiência é ainda mais incrível, já que você pode nadar com um dos animais mais simpáticos do mundo – o peixe-boi. Esse é um dos melhores lugares do mundo para admirar e interagir com essa espécie.

Foto por iStock / Janos

Foto por iStock / Janos

Crystal River é inclusive conhecida como a capital mundial dos peixes-boi, por abrigar um grande número desses animais tanto na costa quanto em seus vários canais e nascentes. O Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Crystal River é o único lugar na América do Norte onde é legalmente permitido nadar com os peixes-boi em seu habitat natural. Porém, como esse animal já sofreu graves riscos de entrar em extinção, tudo é muito bem regulamentado para garantir a preservação da espécie.

O passeio

Foto por ©CGrant13 / Discover Crystal River Florida

Foto por ©CGrant13 / Discover Crystal River Florida

Para curtir essa experiência única, você deve agendar um tour conduzido por uma das 30 operadoras autorizadas pelo governo estadual em Crystal River. Recomendamos o Plantation Adventure Center, localizada dentro do hotel Plantation on Crystal River. Eles fornecem para cada participante um “wetsuit” de 5 mm de espessura (que ajuda a manter o calor do corpo na água fria), uma máscara de mergulho, um snorkel e uma toalha.

Foto por Maurice Rivenbark for VISIT FLORIDA

Foto por Maurice Rivenbark for VISIT FLORIDA

Antes do passeio, é obrigatório assistir a um vídeo com as devidas instruções. Ao entrar na água, o visitante deve exercer apenas uma observação passiva. Você não pode, por exemplo, encostar nos peixes-boi, a não ser que eles mesmos tomem a iniciativa de encostar em você, nem perturbá-los de alguma forma. Portanto, a ideia é apenas flutuar na superfície da água, sem bater os pés ou fazer movimentos bruscos para não espantá-los. Descumprir qualquer uma das instruções pode acarretar em multas pesadas e até mesmo prisão.

Foto por iStock / pclark2

Foto por iStock / pclark2

Depois, a bordo de um pequeno barco, o grupo, composto por até 14 pessoas, segue pelos canais de Kings Bay, onde a profundidade tem em torno de três metros, até um ponto em que o guia avista algum peixe-boi. A quantidade de animais que você verá no passeio vai depender da sua sorte. É possível ver até mesmo filhotes junto com suas mães e dá para ouvir os barulhos que eles fazem embaixo d’água. Você chega a poucos palmos dos peixes-boi, que são muito dóceis e passam o tempo “pastando” as algas no fundo do canal e subindo à superfície para respirar. Lembre-se que quanto mais silencioso o grupo estiver, maiores as chances dos peixes-boi se aproximarem.

Foto por iStock / pclark2

Foto por iStock / pclark2

O guia do Plantation Adventure Center faz fotos e vídeos durante o snorkeling (pagamento à parte), mas os visitantes também podem levar suas câmeras à prova d’água para fazer os próprios registros. Ao final do passeio, a operadora oferece também água e bebidas quentes. Esse passeio do Plantation Adventure Center, chamado de “manatee snorkel tour”, custa US$ 65 por pessoa. Ele pode ser feito durante o ano todo, mas há mais peixes-boi nos canais de Crystal River durante o inverno (principalmente de janeiro a março) e logo nas primeiras horas da manhã.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Geralmente, o tour dos peixes-boi inclui também snorkeling nas Three Sisters Springs, as nascentes mais famosas de Crystal River. Elas formam uma ampla piscina natural de tom azul turquesa, habitada por peixes, caranguejos e outros animais. A água é tão cristalina que permite que os visitantes vejam facilmente até o fundo, onde estão as aberturas das três nascentes.

Mais informações em: plantationoncrystalriver.com/plantation-adventure-center.htm

Onde ficar: Plantation on Crystal River

Foto por Discover Crystal River Florida / 2012 Nile Young Photography

Foto por Discover Crystal River Florida / 2012 Nile Young Photography

O Plantation Adventure Center Apesar é aberto para o público em geral, mas ter a operadora a poucos passos do seu quarto é um dos diferenciais da hospedagem no Plantation on Crystal River. Além disso, o hotel está bem localizado no meio da natureza da Kings Bay, entre nascentes, rios protegidos e parques estaduais.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

O Plantation tem uma ampla piscina com vista para o rio, duas quadras de tênis e uma de vôlei de praia, Spa, campos de golfe, bares e o restaurante West 82⁰ Grill. Entre quartos e villas, todas as acomodações são bem equipadas, confortáveis e com uma decoração que remete ao charme sofisticado da Flórida de tempos passados.

Mais informações em: plantationoncrystalriver.com

 

Mais informações em: visitflorida.com e discovercrystalriverfl.com

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Visit Florida e com a proteção do seguro viagem da GTA (Global Travel Assistance).

Foto destaque por: ©CGrant14 / Discover Crystal River Florida

Comentários