logo

Telefone: (11) 3024-9500

Comemoração dos 500 anos da volta ao mundo na Espanha | Qual Viagem Logo

sea-2731975_1920

Comemoração dos 500 anos da volta ao mundo na Espanha

21 de novembro de 2019

Com o objetivo de prestar uma justa e merecida homenagem aos Cavaleiros da Ordem de Santiago, que navegaram os mares em várias missões, incluindo o grande feito de volta ao mundo do explorador português Fernando de Magalhães, que completa seu quinto centenário em 2019, o Mosteiro de Uclés, em Cuenca, projetou o musical narrativo-pictórico “Caballeros en la Mar”.

Mosteiro de Uclés, em Cuenca, Espanha. Foto Creative Commons

Mosteiro de Uclés, em Cuenca, Espanha. Foto Creative Commons

O espetáculo, com a direção artística de David Pérez, acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro, às 12 horas, no Mosteiro de Uclés (Cuenca), com base nos sentimentos e experiências íntimas de um marinheiro anônimo que embarca em direção a mares desconhecidos.

Nostalgia, galanteria e espírito de aventura, alegria e celebração nas terras anfitriãs, solidão sórdida, medo do desconhecido, morte, fascínio, ação, fadiga e desmaio, ansiedade, paixões humanas em momentos extremos tentam ser transmitidos no espetáculo através da música renascentista, imagem artística e a palavra.

Nos dias 22 e 23 de novembro, este mundo inclui pela primeira vez uma mostra gastronômica da época, no Claustro do Mosteiro. O espaço é inundado com reflexos do mar e, como se estivéssemos no convés de um navio, a plateia se senta em mesas longas para compartilhar o menu. Elaborada por um chef de prestígio, a ágape baseia-se em um tour geográfico e cultural e é composto por alimentos e especiarias presentes em navios durante as viagens ao redor do mundo.

Nesse concerto único, o Grande Salão do Mosteiro torna-se uma nave, uma espécie de arca na qual artistas e público navegam, enquanto uma grande tela com imagens em movimento divide o espaço cênico em dois.

Por um lado, um marinheiro anônimo, sem saber da presença do público, fala em voz alta enquanto escreve em seu diário do convés do navio, e o mar inunda a tela. Do outro lado, há músicos, colocados como se estivessem no porão do navio, e seus rostos aparecem e desaparecem após os desenhos que se desenvolvem numa história paralela, construída com imagens de um devaneio.

Espetáculo Caballeros en la Mar, Foto Adriana Lage

Espetáculo Caballeros en la Mar, Foto Adriana Lage

O programa, selecionado e orquestrado por Luis Carlos Ortiz, diretor musical, é baseado na música da corte espanhola do século XVI. A orquestra, feita para um pequeno grupo de câmara, remete-nos a temas que poderiam ter sido ouvidos no navio em uma das viagens e combina momentos de grande intensidade rítmica com outros de grande espiritualidade.

Através da palavra, o roteirista Andrés Alés tenta sustentar essas emoções por meio de um diálogo íntimo, quase um pensamento transmitido em voz alta pelo protagonista: um marinheiro anônimo que capta em seu diário as experiências e emoções mais profundas que ocorrem durante a viagem.

Os desenhos da ilustradora Ana Yedros criam um cenário indefinido e surreal, quase como se emergissem da mente do marinheiro em momentos de devaneio. O trabalho artístico coexiste com os músicos criando um retábulo em movimento.

Experiência ímpar para vivenciar apenas esta vez.

23 e 24 de novembro de 2019 às 12h, EUR 45 por pessoa.

22 e 23 de novembro de 2019 às 19h seguido do jantar, EUR 90 por pessoa.

Onde: Mosteiro de Uclés, a 1h30 a leste de Madrid.

Mais informações e reservas: [email protected] ou Instagram @monasteriodeucles

Direção Artística: David Péres

Patrocínio Fernando Nuñez

O que fazer em Madri:

Excursão Guiada ao Palácio Real Sem Fila

Estádio Real Madrid: Entrada prioritária

Ingresso Museu do Prado Sem Fila

Casa Patas: espetáculo de flamenco ao vivo

Toledo: Excursão de 1 Dia saindo de Madri

Onde dormir em Madri:

Heritage Madrid Hotel, cinco estrelas no bairro mais nobre da capital

Pestana Plaza Mayor Madrid, quatro estrelas recém inaugurado no coração da cidade.

Room Mate Oscar, hotel boutique para quem quer pagar pouco e ter conforto.

A Camminare
Siga também
Últimos posts por A Camminare (exibir todos)

Comentários