logo

Telefone: (11) 3024-9500

Começou o Festival Alumbrado Navideño em Medellín. Veja as atrações! | Qual Viagem Logo

Foto por Divulgação/ EPM

Começou o Festival Alumbrado Navideño em Medellín. Veja as atrações!

8 de dezembro de 2017

Natal em Medellín é coisa séria! Você sabia que a data é bastante importante para a cidade colombiana? Com forte presença católica, 72% da população do país segue a religião, o destino apresenta, ano a ano, o tradicional Festival Alumbrado Navideño.

Foto por Divulgação/ EPM

Foto por Divulgação/ EPM

Realizado entre o final de novembro e começo de dezembro, o ritual de Encendido oficializa o início da temporada de Natal – que dura 38 dias – em um verdadeiro show de luzes e efeitos especiais.

A cada edição, os alumbrados de navidad têm uma temática diferente, integrando elementos típicos da data festiva, como árvores, presépios e guirlandas, à símbolos que remetem ao assunto escolhido, como bonecas, balões e instrumentos musicais.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Neste ano, o tema é comemorativo em alusão aos 50 anos de festival. São 40 pontos espalhados por Medellín com decoração especial, incluindo memórias de eventos passados, convite interativo, espaço para bailar, entre outros. Ao todo são 37 mil lâmpadas formando uma Cidade de Luz, com 50 mil peças decorativas.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

E se os números já impressionam, a atmosfera da cidade encanta ainda mais. A cada noite, moradores e turistas se reúnem nas praças e parques da cidade para acompanhar o espetáculo do acender das luzes. É um verdadeiro programa familiar!

O roteiro das luzes inclui lugares como o Parque Carabobo Norte, onde é possível fazer uma caminhada de pouco mais de 1,5 quilômetro, passando por diversas alegorias iluminadas.

Por lá, o que não faltam são pontos para fotos. Destaque para os enormes chapéus de festa, com 3,5 metros de altura, a árvore enfeitada de 24 metros, o show de luzes no lago e os balanços iluminados.

Foto por Divulgação/ EPM

Foto por Divulgação/ EPM

Além de toda a decoração especial em Medellín, o festival de Natal mais famoso da Colômbia se estende por outros 14 municípios de Antioquia. A festividade destaca personagens, tradições e lugares que são inspiradores para milhares de pessoas na região.

Tradição da capital de Antioquia

Cinco décadas atrás, a EPM – Empresas Públicas de Medellín começou a desenvolver os Alumbrados como o mais bonito presente para a cidade, seus habitantes e seus visitantes.

Em 1967, quando os Alumbrados nasceram no Edifício Miguel de Aguinaga (antiga sede da EPM), o Parque Bolívar e a Avenida La Playa, no centro de Medellín, foram instaladas lâmpadas nas árvores sem qualquer forma ou conceito.

Cinquenta anos depois, os Alumbrados são um cenário multimídia, sensorial que narra histórias e transmite valores. Uma jornada cheia de inovação, tecnologia, jogo e arte.

Hoje, o festival é um dos símbolos da capital da Antioquia, fonte de orgulho e atração turística que contribuem anualmente para impulsionar a economia local e gerar novas oportunidades de emprego, proporcionando bem-estar e desenvolvimento à comunidade.

Texto por: Eliria Buso. A jornalista viajou a convite do Medellin Convention & Visitors Bureau e da Prefeitura de Medellín.

Foto destaque por Divulgação/ EPM

Comentários