logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cinco experiências para vivenciar em Ilhéus, na Bahia | Qual Viagem Logo

27203383618_6c652e1606_c

Cinco experiências para vivenciar em Ilhéus, na Bahia

27 de fevereiro de 2020

Terra do cacau, de praias belíssimas e de Jorge Amado, Ilhéus é um destino único na Bahia. Entre todos os municípios do Estado, é a cidade que possui o litoral mais extenso – e um dos mais bonitos com sua orla selvagem e quase intocada.

Além das belezas naturais, também é um incrível cenário histórico, já que faz parte de uma das mais antigas regiões do país. Fundada em 1536, Ilhéus ainda preserva sua impressionante arquitetura colonial e guarda memórias de um importante período para o Brasil.

Caso esteja programando uma viagem para a região e ainda não tenha definido seu roteiro, listamos abaixo cinco atrativos e experiências que não podem ficar de fora do seu itinerário. Confira:

Conhecer uma fazenda de cacau

Foto por Márcio Filho - MTUR

Foto por Márcio Filho – MTUR

Conhecida como a capital da Costa do Cacau, Ilhéus está situada em uma importante região econômica e turística. Com uma extensa área de Mata Atlântica, as fazendas de cacau se consolidaram como um dos principais atrativos da cidade. Os passeios são imersivos são guiados pelos próprios donos que mostram o desde o processo de escolha do solo, tipos de semente e plantio até a transformação do fruto em chocolate.

Os visitantes podem vivenciar a experiência de todos os procedimentos e acompanhar de pertinho como é a vida na fazenda. No final, uma degustação dos produtos é oferecida.

Se aprofundar na cultura de Jorge Amado

Foto por Márcio Filho - MTUR

Foto por Márcio Filho – MTUR

Ilhéus é a terra de Jorge Amado. Apesar de ter nascido na região de Itabuna, o escritor adotou e fez de Ilhéus pano de fundo para suas obras. Comece sua visita pela Casa de Cultura, antiga residência de Jorge, que hoje foi transformada em pequeno museu com objetos pessoais do autor.

Ande pelas ruas de pedra e veja as diversas esculturas que representam Jorge Amado, e claro, imagine as cenas de “Gabriela, Cravo e Canela”.

Desbravar as belíssimas praias

Foto via Márcio Filho - MTUR

Foto via Márcio Filho – MTUR

 

Praias de natureza selvagem, quase intocada e de um mar azul cristalino. Com quase 100 quilômetros de litoral, Ilhéus dispõe de opções para todos os gostos. No centro urbano, as praias são populares entre moradores e visitantes, além de oferecer infraestrutura para receber todos. Destaque para a Praia do Malhado que conta com uma linda escultura de Iemanjá.

Ao Sul do município estão as praias mais movimentadas durante o verão e a maioria é popular entre surfistas que aproveitam as boas ondas agitadas. Já ao norte, se encontra as praias de natureza selvagem e semidesertas.

Viver uma experiência única no Bataclan

Foto via Márcio Filho - MTUR

Foto via Márcio Filho – MTUR

O Bataclan é um dos lugares mais históricos da cidade. Imortalizado nas obras de Jorge Amado, o antigo cabaré teve seus apogeu entre 1926 e 1938, quando estava sob o comando de Maria Machadão, principal personalidade do local. Hoje, ele preserva a memória dessa época e, ainda, dispõe de um charmoso restaurante com menu dedicado à culinária baiana.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada por Márcio Filho – MTUR

Comentários