logo

Telefone: (11) 3024-9500

Chapada Ibiapaba une encantos naturais e aventuras | Qual Viagem Logo

ibiapaba-roteiro-ceara_ setur

Chapada Ibiapaba une encantos naturais e aventuras

29 de dezembro de 2015

A Chapada de Ibiapaba, também conhecida como Serra Grande, é uma região montanhosa que está localizada nas divisas dos estados do Ceará e do Piauí. A região tem uma abundante vegetação que possui muitos encantos naturais, onde são encontradas algumas espécies de fauna e flora das florestas de mata atlântica. A temperatura da região é agradável, em torno de 24°, com altitude média de 800 m acima do nível do mar. A região é repleta de atrativos naturais como as cachoeiras Cana Brava, São Gonçalo e Sete Quedas.

O primeiro município criado na Chapada de Ibiapaba foi o de Viçosa do Ceará, em 1882, que inicialmente foi habitada por índios tabajaras e tapuias. Em Viçosa, a arquitetura e a cultura unem elementos da colonização francesa, portuguesa e indígena. A atração natural fica por conta da cachoeira do Pirapora que fica a cerca de 30 km da cidade, e é um conjunto de quedas d’água que forma quatro cachoeiras em escala crescente, sendo a maior a do Engenho, já no estado do Piauí, com 30 metros de altura.

Foto Setur

Foto Setur

Outro atrativo da Chapada de Ibiapaba é o Parque Nacional Ubajara, que fica no município de mesmo nome. É um dos menores parques nacionais do Brasil e lá se encontra a Gruta Ubajara, que fica a 3 km do Parque Nacional Ubajara e tem acesso feito por meio de trilha natural margeando um riacho, ou por teleférico que dura de 2 a 3 minutos e proporciona ao visitante uma ampla e bela visão do parque. Em outro município da região, em Tianguá, está localizada a Reserva Ecológica Cachoeira da Floresta, que é uma reserva particular, com uma magnifica natureza e várias cachoeiras. Lá é permitido o banho e podem ser praticadas atividades com tirolesa e rapel.

Em toda região de Ibiapaba, o evento mais conhecido é a FEPAI (Feira de produtos artesanais e industriais de Ibiapaba), que ocorre todos os anos no mês de novembro, e reúne expositores entre artesão e empresários de vários ramos, como perfumaria; calçados; peças íntimas e informática.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque via Setur

Comentários