logo

Telefone: (11) 3024-9500

Chapada das Mesas impressiona no sul do Maranhão Logo

Foto: Divulgação/Embratur

Chapada das Mesas impressiona no sul do Maranhão

17 de junho de 2016

O estado do Maranhão oferece uma infinidade de atrações turísticas, desde a sua centenária capital São Luís, até a belíssima região dos Lençóis Maranhenses. Bem próximo a divisa com o estado de Tocantins, o Maranhão apresenta cenários mágicos e ainda pouco explorados turisticamente. A cidade de Carolina é o ponto de partida para a aventura em meio a cenários surpreendentes. A partir dela se chega a cachoeiras e formações rochosas que parecem esculpidas a mão.  A “cereja do bolo” da região é o Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma mistura de sertão, bosques de buritizais, quedas d’água, rios, cachoeiras, cânions e cerrado que podem ser explorados e conhecidos através de caminhadas ou expedições em carros 4×4.

O parque foi criado em 2005. Para visita-lo é preciso contratar os serviços das agências de turismo  que oferecem carros especiais , guias e condutores que desvendam aos turistas a riqueza de poços e cachoeiras. No caminho, as atrações são as formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva , que lembram mesas de vários tamanhos e formatos. O Santuário da Pedra Caída, Um dos cartões-postais da região é um “complexo” com três quedas d’água, sendo que a principal despenca de uma altura de 46 metros. A emoção fica por conta da caminhada por dentro de um cânion de 300 metros, para apreciar e mergulhar no poço que se forma lá embaixo.

Foto: Divulgação/Embratur

Foto: Divulgação/Embratur

Outros destaques é o Poço Azul e o Encanto Azul, dois poços com águas cristalinas; e nas cachoeiras Santa Bárbara (76 metros de queda), São Romão (22 metros de altura e 33 metros de largura), Prata (26 metros). Outro local de grande interesse dos visitantes é o Morro do Chapéu, que fica a 378 metros de altitude.

No Portal da Chapada, a grande atração fica por conta do por do sol . Uma trilha leva ao alto do morro, onde há uma abertura na rocha, de frente para o Morro do Chapéu. O cenário é perfeito para apreciar o visual e fazer belas fotos.

Texto por:  Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque Divulgação/Embratur

Comentários