logo

Telefone: (11) 3024-9500

Caxias (MA) ganha iluminação especial no Natal | Qual Viagem Logo

as-ruas-ganham-iluminacao-especial

Caxias (MA) ganha iluminação especial no Natal

18 de dezembro de 2019

A cidade de Caxias está localizada bem no leste do Maranhão, banhada pelo Rio Itapecuru, que rasga a cidade e oferece diversos recantos de banhos naturais. Quando se pensa nas atrações turísticas do estado do Maranhão, nos vêm à cabeça São Luís, os Lençóis, Alcântara e a Chapada das Mesas.

Mas visitar Caxias e sua bela região é mergulhar num mundo de poetas, de gastronomia ímpar e de igrejas centenárias que foram testemunhas da Guerra da Balaiada. É se adentrar numa fauna e flora pré Amazônica totalmente preservada. Cercada de rios e riachos por todos os lados é também considerada o paraíso das águas, e por suas matas intocadas atrai observadores de pássaros e amantes do ecoturismo, como a reserva do Inhamum. Vale a pena reservar uma manhã para explorar as trilhas desse oásis de mata nativa. Os agendamentos devem ser feitos diretamente na prefeitura da cidade através da secretaria de meio ambiente.

captura

Reserva do Inhamum. (Foto por Natalia Bastos) 

O município fica a 70 km de Teresina e a 370 km de São Luis, oferece arquitetura herdada do século XIX. Em suas ruas, é possível observar a conservação de seus patrimônios históricos. Conhecida como a “Terra das Águas Cristalinas”, ou Princesinha do Sertão, em seu entorno, gravitam muitos municípios que estão em constante desenvolvimento sendo uma região entrecortada por um manancial composto pelo Rio Itapecuru e seus afluentes.

Natal Iluminado é atração de dezembro na cidade 

A cidade de Caxias, no Maranhão, foi a última cidade do Nordeste a aderir à independência do Brasil. Ali foi travada uma das mais sangrentas e duradouras batalhas do país, a Guerra da Balaiada. Por conta desta batalha, Luís Alves de Lima e Silva recebeu o título de Duque de Caxias, e somente depois, outras cidades foram batizadas com o nome de Caxias, como Duque de Caxias no Rio de Janeiro e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, já em homenagem ao então Duque.

detalhe-da-iluminacao-cenica-nas-bem-cuidadas-pracas-da-cidade

Detalhes da iluminação nas praças da cidade. Divulgação.

Caxias já se consolidou na região como um destino de grandes eventos que acontecem ao longo do ano, com um Carnaval de rua alegre e seguro e um dos melhores São João do Nordeste. Também é conhecida por sua Procissão do Fogaréu, a segunda maior do país, e há 3 anos a cidade faz acontecer o Natal Iluminado, que assim como em Gramado, por todo o mês de dezembro realiza eventos temáticos em diversos pontos da cidade, e está se tornando uma referência natalina na região…

No mês de dezembro, as principais ruas e praças de Caxias ganham uma iluminação cênica especial do porte de cidades que já têm uma forte tradição natalina e o espírito lúdico e religioso do Natal toma conta das ruas e espalha alegria por toda a cidade.

Com atrações para todas as idades, o Natal Iluminado faz adultos voltarem a ser crianças. Peças teatrais e apresentações de renome, cantatas natalinas e a apresentações de corais reúnem multidões em diversos pontos da cidade.

1-inumeros-corais-nordestinos-se-apresentam-no-natal-iluminado-de-caxias

Inúmeros corais nordestinos se apresentam no Natal Iluminado de Caxias. Divulgação.

Na edição do ano passado, se apresentaram por lá o cantor lírico Fernando de Carvalho, espetáculos de ballet da Escola Municipal de Dança, o grupo Octeto de Teresina, a banda de rock católico, Rosa de Saron, Padre Juarez, da Rede Vida, a cantora evangélica Joyce Barros, e a premiada Orquestra Sanfônica de Teresina “ Seu Dominguinhos”, que para fazer jus ao nome, predomina na sua composição musical a sanfona enquanto instrumento, e homenageia o cantor Dominguinhos.

natal-iluminado

Shows e peças teatrais. Divulgação.

O alto nível da programação musical e cultural do período das festas de fim de ano traz a certeza de que Caxias passa a ser o grande polo turístico natalino do Nordeste, assim como Gramado é hoje, na região sul do país.

 

Onde ficar

O Hotel Alecrim tem apartamentos confortáveis, piscina e um excelente restaurante que se destaca pela gastronomia regional e internacional, oferecendo um ótimo café da manhã.

Mais Informações: www.hotelalecrimcaxias.com.br

Onde comer

Uma ótima opção é o Restaurante Ipês, com especialidade de Carnes e Grelhados localizado na rua Aarão Réis, 1943. Experimente o frango com queijo ou a peixada brasileira.

Mais Informações: @ipescaxias

peixada-brasileira-ipes-im-nataliabastos

Peixada Brasileira-Ipês (Foto por NataliaBastos)

Outra boa pedida é o restaurante Vinil Bar e Bistrô que tem buffet completo de segunda a domingo, e fica bem na avenida central da cidade. A noite pratos a la carte com música ao vivo. Facebook Vinil Bar e Bistrô

Mais informações https://www.facebook.com/vinilbarebistro

Outra deliciosa opção para quem está visitando o Mirante da Balaiada é conferir as delícias do Box 06 e experimentar os saborosos espetos na Brasa, comandado por Rony Torres.

Como ir

A maneira mais fácil de chegar em Caxias vindo do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo é pegar um voo para Teresina. De lá são menos de uma hora, 70 quilômetros até Caxias. Consulte

www.voeazul.comwww.voegol.com.br e ou www.latam.com

 

Por – Cláudio Lacerda Oliva e Natalia Bastos

Os jornalistas Cláudio Lacerda Oliva e Natalia Bastos viajaram a Caxias a convite da Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Turismo de Caxias – Maranhão.

 

Comentários