logo

Telefone: (11) 3024-9500

As atrações de Castelldefels, na Catalunha | Qual Viagem Logo

As atrações de Castelldefels, na Catalunha

8 de junho de 2016

Depois de conhecer a capital da Catalunha, Barcelona, vale a pena pegar o trem de cercanias que sai da Sanz Estació, na região central da cidade e partir rumo ao litoral. Embora a viagem seja curta, os cerca de 30 minutos, valem boas fotos. O trem percorre alguns bairros da cidade e passa por regiões industriais, pelo aeroporto, e começa a seguir rumo ao Mediterrâneo, onde está a bela, e ainda pouco conhecida, Castelldefels. A cidade de 80 mil habitantes chega a dobrar de tamanho nas temporadas da primavera e verão europeu. Visitada preferencialmente por ingleses, franceses, alemães e italianos, Castel, vise transforma em uma mini Europa.

Foto por IStock/ gllphotography

Foto por IStock/ gllphotography

Bem em frente à estação férrea da pequenina cidade encontramos a grande praça, ruas bem planejadas com bons restaurantes e uma infinidade de lojas e centros comerciais com preços especiais de roupas, perfumes e calçados. Aliás, comprar nesse momento na Europa é bastante interessante, principalmente em função do valor de nossa moeda, que possibilita trazer bons produtos a preços módicos, principalmente confecções masculinas e femininas.

Visite a Igreja de Santa Maria de La Salud, de estilo neorromânico, construída no início do século XX e localizada em frente à prefeitura da cidade; experimentar as deliciosas pâtisseries ou o café que é servido nos inúmeros bares são algumas boas dicas de passeios.

Castelldefels é uma cidade que respira cultura e história. Comece a sua visita pelo Castelo – “Castell de Fels”, que dá nome ao município, numa provável alusão ao nome do seu construtor, Felix, ligado aos condes de origem hispânico-visigoda que dominavam a região na época medieval. Construído no século X para defender as terras dos muçulmanos, sofreu várias modificações ao longo dos séculos XIV a XVIII, e atualmente está aberto parcialmente como sala de exposições. Anexa ao Castelo está a Igreja de Santa Maria de Castelldefels, também do século X. O castelo é a principal construção histórica da cidade e uma das mais imponentes da Catalunha. Símbolo da cidade, foi testemunho da sua evolução durante os séculos.

A vitalidade cultural do município se mostra nas atividades como o Festival de Dança, a Mostra de Cozinha, exposições de todo o tipo, diversas festas e uma programação estável de teatro e música.  O visitante conhecerá uma cidade entusiasta e cosmopolita.

Foto por IStock/ Karol Kozlowski

Foto por IStock/ Karol Kozlowski

São cinco quilômetros de orla marítima, com praias tranquilas que permitem tanto a prática de inúmeras atividades esportivas como o desfrute de momentos relaxantes à beira mar. É um balneário de qualidade, vencedor de diversos prêmios, nos quais se destacam o alto nível dos seus serviços e equipamentos e do seu cuidado com o meio ambiente. Há diversos parques públicos para caminhar, relaxar, passar horas contemplando a natureza abundante.

Por ser uma cidade pequena e de fácil locomoção, andar a pé por Castelldefels é descobrir uma cidade aberta ao mar com uma diversificada oferta de lazer e esportes. Não saia de lá sem antes passar pelo Canal Olímpico. Foi lá onde aconteceram as provas de remo das Olimpíadas de 1992. As águas tranquilas do Canal Olímpico, o mar e a praia são lugares adequados para a prática de esportes náuticos ou ao ar livre. O bom nível das instalações esportivas do município atrai o interesse de times e federações que as escolhem para fazer competições que já se tornam clássicas no calendário nacional e internacional.

Parque do Garraf mostra força ecológica com olhar para o Mar Mediterrâneo

Conhecer o parque natural do Garraf, no entorno da cidade, de carro, bicicleta ou seguindo a pé as diferentes rotas propostas, é conhecer bem de perto a beleza deste espaço singular, embora a sua exploração ainda esteja restrita. A “masia” (típica casa rural catalã) do artista plástico Cal Ganxo, situada no começo do parque, acolhe um centro de atividade do meio ambiente que oferece durante o ano um amplo catálogo de atividades relacionadas com a natureza. Perto do centro de atividade “Cal Ganxo”, existe um observatório astronômico, onde se pode apreciar todo o imenso universo celeste.

Entre o cenário azul e relaxante do Mediterrâneo e a silhueta agreste do parque natural do Garraf passeiam os delicados aromas da cozinha japonesa e francesa, a contundência da basca e da Argentina, ou da faiscante andaluza.  Das propostas mais sofisticadas até a gastronomia enraizada da cozinha tradicional Catalã, Castelldefels apresenta um amplo catálogo de sugestões para contentar o paladar mais exigente.

Por isso, os seus restaurantes e seus bares de tapas se tornaram autênticos clássicos dentro da oferta gastronômica do território.

Uma dica bem interessante aos turistas que visitam Catelldefels é conhecê-la também de bicicleta ou simplesmente a pé. Visitar as 12 torres de Guarda, que tinham no passado a intenção de proteger a cidade contra a invasão dos Piratas, visitar o agradável parque de Correra, assistir a espetáculos multiculturais no novíssimo teatro, ou simplesmente visitar as esculturas de Cal Ganxo são outras boas surpresas.

Não pensem que Castel, que embora tenha características de cidade de interior seja caipira ou atrasada. Existem excelentes shoppings, ótimos cinemas e uma invejável qualidade de vida. Aliás, no CTC, o clube mais bem estruturado da cidade, os casais e famílias divertem-se jogando tênis ou o Padle, que já virou queridinha no esporte europeu e espanhol.

Foto por Istock/  Karol Kozlowski

Foto por Istock/ Karol Kozlowski

Hotéis para todos os gostos

O conforto e a tranquilidade dos hotéis e meios de hospedagem de Castelldefels se aliam com um serviço que mantêm as suas raízes em uma conhecida tradição turística da cidade. As vantagens de poder pernoitar bem, perto do mar Mediterrâneo e do parque natural do Garraf, une-se à proximidade da cidade de Barcelona, a vinte minutos de carro e a meia hora de trem ou ônibus. Outra dica interessante e complementar sua visita nesse pedaço mágico da linda Catalunha é dar uma esticada a Callafel, um Balneário com praias de ondas mais fortes e um cardápio de serviços gastronômicos bem diversificados, a poucas estações de trem de Castelldefels. Não deixem de visitar Tarragona e Girona e complete sua excursão pela Catalunha dando um pulo em Figueres para conhecer o Museu de Dali.

Onde ficar:

Hotel Mediterráneo

Masd Mediterráneo

Onde comer:

Carita Morena

La Casa del Vermut

Onde ir:

Passeie pela cidade e encontrará uma interessante e diversificada opção para realizar as suas compras. O comércio local é bastante ativo e realiza uma série de promoções ao longo do ano. O mesmo é constituído, geralmente, por pequenas e médias lojas, mas a cidade não descuidou de possuir um dos mais modernos e atrativos centros comerciais, o ANEC BLAU, que esta aberto quase os 365 dias do ano e que por este motivo atrai turistas de todos os rincões de Catalunha, da Espanha e toda Europa.

Como Chegar:

De trem,  a cada 15 minutos saindo da Sanz, estação de Barcelona.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
agradecimentos à prefeitura de Castelldefel

Foto destaque por IStock/ Karol Kozlowski

Comentários