logo

Telefone: (11) 3024-9500

Castelo de Neuschwanstein é cenário de contos de fadas | Qual Viagem Logo

Fussen, Ger many - June 7, 2013: Summer view of the famous Neuschwanstein Castle,

Castelo de Neuschwanstein é cenário de contos de fadas

18 de julho de 2016

O sul da Baviera, na Alemanha, abriga um dos castelos mais bonitos e famosos do mundo. É o Castelo de Neuschwanstein, localizado a poucos quilômetros da fronteira com a Áustria. A construção, que data da segunda metade do século XIX, fascina pessoas do mundo todo pela arquitetura romântica e pelo visual que remete aos contos de fadas.

Hohenschwangau, Germany - October 7, 2014: view of Neuschwanstein Castle on october 7th near Hohenschwangau, Germany during autumn afternoon surrounded by fall colours.

Foto por iStock / RudyBalasko

O que nem todos sabem é que o castelo envolve histórias interessantes sobre a monarquia. Rei da Baviera desde 1864, Ludwig II viu sua residência oficial, a cidade de Munique, ser dominada pela Prússia. Como ele também preferia se dedicar às artes, decidiu se refugiar no Castelo de Neuschwanstein, que mandou construir com inspiração no castelo de Wartburg e na ópera “Parsifal”, do compositor alemão Wagner, muito admirado pelo rei.

Já que Ludwig II não podia mais governar seu verdadeiro reino, criou em seu castelo um mundo próprio, cheio de luxo e esplendor. No suntuoso Salão dos Cantores, apesar de ter sido construído para abrigar grandes festas, nada foi festejado. A sala do trono possui dois andares, grandes arcadas, impressionantes quinze metros de altura e ornamentos em ouro.

Hohenschwangau, Germany - May 9, 2015: view of Neuschwanstein Castle on may 9th near Hohenschwangau, Germany during spring afternoon surrounded by spring colours.

Foto por iStock / RudyBalasko

O Salão do Santo Graal exibia todo o interesse que Ludwig II tinha pela Idade Média. A decoração da sala de refeições foi inspirada no Torneio dos Trovadores de Wartburg, da lenda e ópera de Tannhäuser. Muitos aposentos remetem ao estilo gótico e às óperas de Wagner, como a pia com uma torneira em forma de cisne, homenagem à “Lohengrin”.

O castelo também possui uma espécie de gruta com cascatas e iluminação colorida, o que lembra uma verdadeira gruta de estalactites. No alto de uma colina, com várias torres, arcos e janelas, o cenário criado pelo Castelo de Neuschwanstein é mesmo surpreendente, o que o tornou um dos lugares mais fotografados de toda a Alemanha. Outra curiosidade é que ele foi a inspiração para o desenho do castelo da Cinderella da Disney.

Mais informações em: germany.travel

Texto por: Patrícia Chemin, com informações do German National Tourist Board.

Foto destaque por: iStock / Noppasin Wongchum

Comentários