logo

Telefone: (11) 3024-9500

Casa Natura Musical consagra-se como um dos mais importantes palcos para os sons do Brasil | Qual Viagem Logo

casa-natura-musical

Casa Natura Musical consagra-se como um dos mais importantes palcos para os sons do Brasil

31 de maio de 2018

Espaço é nova atração turística de São Paulo se tornou uma concorrida vitrine para a pulsante produção musical brasileira

 

Em 2018, a Casa Natura Musical celebra seu primeiro aniversário e o fato de ter entrado para o mapa cultural de São Paulo, como uma das principais casas de shows do país. A Casa trouxe aos paulistanos uma combinação de conforto e qualidade musical, configurando-se como o palco ideal para abrigar nomes consagrados, novos talentos e projetos especiais.

“O grande público, os artistas e os produtores abraçaram a Casa com muito carinho, reconhecendo a importância desta iniciativa, o que nos deixa muito felizes e motivados para mais um ano. Atingimos alguns dos nossos principais objetivos, ao oferecer programação de qualidade para São Paulo, reunindo artistas de talento e dos mais variados estilos, e contribuir para movimentar o mercado nacional de produção de shows, mas ainda temos muito a fazer”, analisa Edgard Radesca, um dos sócios fundadores da Casa.

A Casa Natura Musical reforça a vocação do programa Natura Musical ao valorizar a diversidade e a pulsação da música brasileira e apresentar ao público nomes consagrados e novos talentos. “No espaço, é possível criar uma programação musical viva e permanente, que estimula a renovação da cena cultural e promove o encontro entre artistas e público”, explica Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

Palco estrelado, público presente

Ao longo do ano, cerca de 100 eventos realizados atraíram um público de quase 40 mil pessoas. Desde o concorrido evento de abertura, nos dias 9 e 10 de maio de 2017, reunindo juntos em um show Maria Bethânia, Vanessa Da Mata, Xênia França, Johnny Hooker e Filipe Catto, a Casa Natura Musical já contou com shows de gente como Gal Costa, Roberto Carlos e seu filho Dudu Braga, Drexler, Baby do Brasil, Alceu Valença, Fernanda Abreu, Mart’nália, Luiza Possi, Martinho da Vila, Lenine, Antônio Nóbrega, Paulo Miklos, Chico César, Zeca Baleiro, Tom Zé, Mestrinho, Anavitória, Casuarina, Arnaldo Antunes, Ed Motta, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Hamilton de Holanda, Elza Soares, entre muitos outros.

Eventos especiais fizeram história, como os encontros comandados pelo ícone do samba Nelson Sargento, eleito pelo público do jornal Folha de S. Paulo como Melhor Show do Ano (Guia da Folha, 29/12/2017),  reunindo convidados como Monarco, Criolo, Diogo Nogueira, Sandra de Sá e Alcione. A série Biscoito da Casa, em parceria com a Biscoito Fino, tem apresentado o melhor do casting da gravadora, como Angela Maria e as Canções de Roberto e Erasmo, Gal Costa, Angela RoRo, Olivia e Francis Hime e Filipe Catto, e continua ao longo de 2018, com nomes como Casuarina (30 junho), Mônica Salmaso (12 julho) e Trio Nordestino  (agosto).

Entre os vários projetos e festas especiais, destaque também para o grande sucesso dos ensaios indoor de grandes blocos carnavalescos de São Paulo, como Confraria do Pasmado e Baixo Augusta, Francisco, El Hombre e Calor da Rua, Sargento Pimenta e Tarado Ni Você, geralmente com ingressos esgotados. A Casa Natura Musical também tem estimulado novos e promissores talentos, muitas vezes em encontros inusitados, reunindo artistas como Liniker e os Caramelows, As Bahias e a Cozinha Mineira, 5 a Seco, Jaloo, Rubel, ATR – Aeromoças e Tenistas Russas, Almério, Luedji Luna, Flora Matos, Mariene de Castro, Boogarins, Rico Dalasam, Jesuton, Phil Veras, Cícero, Russo Passapusso e Isabella Taviani.

A ideia e os parceiros

A Casa Natura Musical nasceu como palco de todos os artistas, bem ao clima de Pinheiros, um bairro feito da mistura. O projeto é arrojado e inovador e soma as credibilidades de empreendedores importantes na história da música ao vivo feita em São Paulo: os experientes empresários Paulinho Rosa, dono do Canto da Ema, e Edgard Radesca, fundador do Bourbon Street Music Club. Juntou-se a eles a cantora e compositora Vanessa da Mata, que formam a VIVÁ Cultural, empresa proprietária e realizadora do projeto.

O patrocínio é da Natura, empresa que, por meio de sua bem-sucedida plataforma Natura Musical, destaca-se há 13 anos como uma das principais marcas incentivadoras da renovação da música brasileira e da preservação de sua memória. “A Natura sempre buscou se aproximar do consumidor por meio de experiências prazerosas e sinestésicas. E a música é uma forma privilegiada de estabelecer essa conexão, tornando a Casa Natura Musical uma iniciativa fundamental para os objetivos da marca”, completa Fernanda Paiva.

O local é de fácil acesso por transporte público, pois está situado na rua Artur de Azevedo, entre as estações Fradique Coutinho e Faria Lima do metrô (linha 4 Amarela). Os motoristas que preferem ir de carro encontram grande oferta de estacionamentos nas redondezas preparados para receber o público da Casa com comodidade. E os ciclistas têm disponível um bicicletário, onde podem estacionar com segurança.

O conceito

A história da Casa Natura Musical começou com o interesse de Vanessa da Mata em participar da construção de um projeto que pudesse receber em harmonia as mais diversas vertentes da música brasileira. Uma casa que conciliasse apresentações de nomes consagrados com shows de artistas fundamentais, como também novos talentos e shows regionais. Este conceito é o que pauta a atuação do Natura Musical há 13 anos.

Alta qualidade técnica reconhecida

A acústica da Casa Natura Musical foi apontada como uma das melhores da cidade pela Folha de S. Paulo, que destacou “aprovação total em qualquer um dos formatos” de som, seja pesado ou mais intimista, e “para quem se acomoda nos camarotes do piso superior, nas laterais e no fundo, o som continua chegando claro e forte”. A Casa recebeu as avaliações “ótimo” para volume, clareza e equilíbrio do som e também para ausência de ruídos indesejados, internos ou externos; e “muito bom” para vivacidade, calor e brilho do som. E o jornal ainda concluiu: “o bar, alojado no fundo do salão, não atrapalha em nada a audição da performance”. (Guia da Folha, 08/09/2017)

Projeto inovador

O projeto arquitetônico foi criado pela Triptyque Architecture. “Recuamos a fachada, criando uma praça pública na frente da casa, onde também há um café. A Casa Natura Musical foi criada a partir de um terreno quase triangular, onde o palco ganha amplitude e o público, aconchego, conforto e condições acústicas ideais. A casa, com 1.360 m2 de área construída, tem três pavimentos. A proposta foi promover experiências sensoriais com o espectador desde sua chegada, preparando para o espetáculo que virá a seguir”, diz Carolina Bueno, da Triptyque. “Um cuidadoso projeto de paisagismo leva o verde por todos os ambientes. Ele envolve a escada e chega ao mezanino, saindo para a rua em um pequeno deck de contemplação. Esse caminho faz o respiro, leva o público para fora, de volta à cidade. A relação com o espaço urbano tinha que se dar em todos os níveis.”

Todos os detalhes do interior foram pensados nessa mesma sintonia. Abraçando as primeiras intenções dos sócios da Casa em consonância com valores e estética da marca Natura. “Nós, do Estúdio Penha, buscamos incentivar olhares curiosos”, diz a arquiteta Verônica Molina, sócia do Estúdio Penha, arquitetura de interiores. “Na Casa Natura Musical, optamos por contrapor a estética de uma técnica tradicional. Um dos pontos fortes na construção sensorial do espaço traduz uma beleza diversa, uma forma de questionar padrões do belo, que vem ao encontro da filosofia da Natura.”

A Casa Natura Musical oferece ao público, logo na entrada, um espaço de experimentação de produtos Natura, ambientado com  balcões de maquiagem e perfumaria, entre outros itens. O público pode conhecer lançamentos e um portfólio customizado de best sellers da marca.

Comes e bebes

O cardápio da Casa Natura Musical foi criado pela equipe de gastronomia do Grupo Sagrado (Restaurantes Capim Santo São Paulo e Rio de Janeiro, Restaurantes Santinho e Buffet Capim Santo), com coordenação da chef Morena Leite. O cardápio, sob medida para o conceito da Casa, é bem descontraído, com ingredientes e temperos brasileiros e técnicas francesas (quente com frio, crocante com creme, sabor com estética), marca registrada da chef. São diversas comidinhas frias e quentes, como os croquetes de cogumelos, sempre muito pedidos pelo público, o ceviche de peixe com leite de castanha do Pará e crisps de alho poró e os tradicionais pastéis, nas versões queijo e mortadela.

A Casa Natura Musical fic na rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros.

 

Informações: www.casanaturamusical.com.br

Texto por agência e editado por Luciano Emiliano

Comentários