logo

Telefone: (11) 3024-9500

Carrancas: o Planeta Água das Minas Gerais | Qual Viagem Logo

cachoeira-da-serrinha Prefeitura Municipal de Carrancas

Carrancas: o Planeta Água das Minas Gerais

27 de abril de 2017

complexo-vargem-grande Prefeitura Municipal de Carrancas

Foto por Marcos Lamas, cedida pela Prefeitura Municipal de Carrancas

Quando se vislumbra da estrada a pequena cidade de Carrancas, isolada entre as imponentes e verdes montanhas da Mantiqueira, a sensação é a de ter descoberto um verdadeiro tesouro. A tranquilidade e o silêncio do local só são interrompidos, pelas músicas e badaladas do sino da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição ou pelo motor dos carros nos finais de semana quando chegam os turistas que buscam explorar e fotografar as belas paisagens naturais e as cachoeiras do local.

Podemos afirmar que encontramos o verdadeiro Planeta Água, música de Guilherme Arantes. Essa música pode ser o hino de Carrancas.

A pequenina cidade de Carrancas se tornou famosa pela grande quantidade de rios, nascentes de água e cachoeiras. Por mais incrível que possa parecer, são mais 80. Entre os atrativos mais famosos estão o Complexo da Zilda e o Complexo do Parque da Fumaça.

serra-de-carrancas Prefeitura Municipal de Carrancas

Foto por Prefeitura Municipal de Carrancas

Outra atração imperdível de Carrancas é a sua majestosa serra. Um paredão com mais de 25 quilômetros de extensão e 1.330 metros de altura, de fazer perder o fôlego. No topo da imponente serra os aventureiros podem visitar vários mirantes de onde o turista pode admirar os belos contornos que a Serra da Mantiqueira desenha nesse pedaço de Minas Gerais. É possível também fotografar e admirar parte da Represa dos Camargos.

cachoeira-da-zilda Prefeitura Municipal de Carrancas

Foto por Prefeitura Municipal de Carrancas

No local há também uma excelente rampa de voo livre. O acesso se dá na saída da cidade com destino a ao município de Itutinga. Visite também a associação de Artesãos onde é possível comprar bordados e crochês.  A matriz de Nossa Senhora da Conceição é outro ponto interessante. Ela foi totalmente construída com blocos de quartzito e data do início do séc XVIII. Os complexos de Vargem Grande e o da Toca possuem  lindas grutas e cachoeiras e merecem sua visita.

Onde ficar

 pousada7quedas.com.br

verdesemcantos.com.br

pousadaalemdasformas.com.br

Como chegar

Carrancas fica a 440 quilômetros de São Paulo e 240 de Belo Horizonte. O melhor acesso é seguir pela Rodovia Fernão Dias, entrar em Lavras e seguir até chegar a cidade. Quem puder esticar, visite Luminárias, uma cidade também bastante interessante.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Marcos Lamas, cedida pela Prefeitura Municipal de Carrancas

 

Comentários