logo

Telefone: (11) 3024-9500

Carnaval de Ouro Preto resgata histórico de samba e homenageia mulheres com o tema “Damas do Samba” | Qual Viagem Logo

divulgacao-prefeituraop

Carnaval de Ouro Preto resgata histórico de samba e homenageia mulheres com o tema “Damas do Samba”

7 de fevereiro de 2019

O Carnaval de Ouro Preto é um dos mais antigos, tradicionais e repleto de atrações culturais e artísticas do país. Neste ano, o Carnaval Patrimônio pretende resgatar e homenagear os antigos desfiles dos blocos caricatos e escolas de samba da cidade de Ouro Preto. Além disso, o evento promete mostrar com muita leveza e diversão a história do carnaval ouro-pretano com várias apresentações teatrais e musicais, em meio do maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil. Com realização da Prefeitura de Ouro Preto e Pulsar Brasil através da Lei de Federal de Incentivo à Cultura, o evento, patrocinado pela SKOL, ocorre de 28 de fevereiro (quinta-feira) a 5 de março (terça-feira).

O carnaval de Ouro Preto 2019 promete encantar os olhos da população local e dos turistas com muitas marchinhas, charangas, fantasias, serpentinas, confetes e bandas locais, promovendo a cultura popular por meio dessa troca de experiências com o público.

Foto via Divulgação/ Prefeitura de Ouro Preto

Foto via Divulgação/ Prefeitura de Ouro Preto

Ao todo, serão montados 4 palcos no distrito sede Ouro Preto (Praça Tiradentes, Largo do Cinema, Largo da Alegria e Praça Orlando Trópia), e outros 11 pontos de folia espalhados pelos distritos, sendo que Cachoeira do Campo, Antônio Pereira, Lavras Novas, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Salto terão shows ao vivo; e Amarantina, Glaura, Chapada, São Bartolomeu, Miguel Burnier e Santo Antonio do Leite contarão com som mecânico.  O evento terá 64 apresentações musicais, além de 84 apresentações de DJs.

 O tema deste ano “Damas do Samba” foi projetado para enaltecer as diversas mulheres que contribuíram e contribuem significativamente para a difusão da cultura no município, bem como valorizar todos os artistas locais e regionais que tanto fortalecem o patrimônio cultural e histórico de Ouro Preto. O espetáculo “Damas do Samba”, uma iniciativa da própria Prefeitura, ocorre no dia 3 e irá reunir as cantoras Lívia Rosa, Erika Curtiss, Silvia Gomes e Giselle Couto para homenagearem a costureira Dona Fiica, a carnavalesca Naé, a compositora Dona Maria e a porta-bandeira Dona Nice, grandes referências para o samba da cidade.

Foto via Divulgação/ Prefeitura de Ouro Preto

Foto via Divulgação/ Prefeitura de Ouro Preto

Todas as atrações do evento serão gratuitas. A magia do carnaval ainda estará presente nas apresentações de danças urbanas e folclóricas, artistas circenses e mímicos. A grande novidade é a volta do maior baile de máscaras do mundo, que ocorre no dia 2 de março. Serão ofertadas oficinas de curta duração em diversos pontos da cidade para que cada um possa criar sua própria máscara de carnaval. O projeto disponibilizará miçangas, lantejoulas, glitter, tintas entre outros materiais para a customização e criação artísticas das máscaras.

Os foliões também poderão ver o bloco de carnaval mais antigo do Brasil: O Zé Pereira do Clube dos Lacaios. Diferentemente da maioria dos carnavais que acontecem no país, o Carnaval de Ouro Preto 2019 tem o intuito de oferecer ao público a verdadeira essência do carnaval como uma manifestação popular cultural gratuita. O evento será uma oportunidade para todos aproveitarem as delícias dos carnavais de época, sem se esquecerem da história e dos valores de Ouro Preto.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação/ Prefeitura de Ouro Preto

Comentários