logo

Telefone: (11) 3024-9500

Carcassonne: visite uma cidadela medieval na França | Qual Viagem Logo

View of Carcassonne dark, Languedoc-Rosellon (France)

Carcassonne: visite uma cidadela medieval na França

31 de outubro de 2016

Local já habitado há milênios, Carcassonne fica no sudoeste da França, a 90 km de Toulouse. A pequena cidade é famosa por sua cidadela medieval amuralhada, que se manteve muito bem conservada ao longo dos séculos e é uma das maiores da Europa. Em uma área de sete hectares sobre uma colina, a Cidadela (Cité de Carcassonne) é cercada por duas muralhas, ambas com mais de um quilômetro de extensão.

Carcassonne in southern  France

Foto por iStock / LianeM

Apenas dois portões levam à área interna (d’Aude e Narbonnaise), que é de acesso livre e gratuito. Fortificada pelos altos muros de pedra e nada menos que 52 torres, a Cidadela faz com que seus visitantes se sintam de volta a um passado distante. Com uma arquitetura excepcional e alto valor histórico, esse conjunto é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Carcassonne, France - June 25, 2016: Carcassonne town centre in summer

Foto por iStock / Mike_Sheridan

Dentro da Cidadela, ao longo de ruelas estreitas, é possível encontrar hotéis e albergues, um auditório ao ar livre, muitos restaurantes e museus. Há ainda a Basílica de Saint-Nazaire, em estilo gótico, e o Castelo de Comtal. Também vale conhecer a área entre as duas muralhas, chamada de “Les lices”, e andar sobre as ameias desses grandes muros.

Medieval town of Carcassonne at sunset

Foto por iStock / javarman3

Fora da Cidadela, atravesse a Pont Vieux, uma ponte medieval de arcos de pedra sobre o Rio Aude, construída no século XIV e exclusiva para pedestres. Na ponta oposta, você chegará à Bastide Saint Louis, bairro erguido no século XIII, quando a cidade começou a se expandir para fora dos limites das muralhas.

istock_61170198_small

Foto por iStock / Leonid Andronov

A Bastide foi organizada em quarteirões quadriculares em torno da Place Carnot, e está repleta de belas construções. Outro Patrimônio Mundial de Carcassonne, o Canal du Midi também rende um ótimo passeio. Dá para atravessá-lo de barco ou andar de bicicleta no caminho que o ladeia. A parte turística de Carcassonne é relativamente pequena, dá para conhecer em um só dia. Mas vale pernoitar ali para ver a Cidadela iluminada de noite.

Como chegar

A Air France e a Latam oferecem voos diretos de São Paulo a Paris. Como a capital francesa fica a mais de 700 km de Carcassonne, o melhor é fazer esse percurso de avião também. A Air France e a EasyJet tem voos de Paris a Toulouse. De carro, é possível ir de Toulouse a Carcassonne em menos de uma hora.

Onde ficar

Hotel de la Cité Carcassonne – MGallery Collection

Hotel du Chateau

Best Western Hotel le Donjon

Mais informações em: carcassonne.org e tourisme-carcassonne.fr

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / &#169 Francisco Javier Gil Oreja

Comentários