logo

Telefone: (11) 3024-9500

Caraguatatuba: praia para qualquer estação | Qual Viagem Logo

Aerial View of Cocanha Beach, Caraguatatuba, Sao Paulo, Brazil

Caraguatatuba: praia para qualquer estação

10 de julho de 2020

Se você acredita que praia é um destino só para o verão, está na hora de mudar seus conceitos. O clima da praia é propício para toda época do ano, e a água salgada no corpo também favorece muito o trabalho do nosso organismo. Ir à praia é mais do que apenas lazer, faz bem também para a saúde.

Caraguatatuba, no litoral norte paulista, é um bom exemplo que buscar o destino “praia” vale a pena também em períodos fora de temporada, quando, além de tudo, as cidades litorâneas estão com movimento menor e é mais tranquilo para desfrutar e descobrir novos locais.

Foto por iStock / Ildo Frazao

Foto por iStock / Ildo Frazao

A Ilha do Tamanduá é um passeio que vale a pena, com acesso por barcos que saem das praias de Mococa, Cocanha e Tabatinga, com natureza intocada e ótima para mergulhos. É um verdadeiro paraíso ecológico, onde o visitante tem inclusive como obrigação levar o lixo que produziu para o continente. No lado leste, uma praia com águas transparentes e poucas ondas. No lado sul, um restaurante com pratos à base de frutos do mar.

O Ilhote da Cocanha, uma pequena ilha mais próxima do continente, é outro ponto para se descobrir, um pequeno paraíso intocado de Mata Atlântica no meio do oceano e que atrai pássaros típicos da região, com trilhas que cruzam a ilhota – uma delas leva a um antigo casarão. Para chegar até o ilhote existem pequenos barcos que saem da praia da Cocanha, a 12 km do centro. Com águas calmas e piscinas naturais, é ponto de moradia de muitos pescadores tradicionais e abriga a maior fazenda de mexilhões do estado de São Paulo, produzindo cerca de 8 mil toneladas por ano, que é aberta à visitação.

Foto por iStock / Luisrftc

Foto por iStock / Luisrftc

A cidade tem dezessete praias, cada qual com sua característica própria, como a praia Mococa, de areia branca e fina, e a Praia Brava, com ondas propícias para quem pratica surfe. Localizada no sopé da Serra do Mar, cachoeiras também são atrativos de Caraguá, como a Cachoeira do Mancha, a apenas 7 km do centro da cidade, uma ótima alternativa de passeio. O acesso é através de uma pequena trilha para pedestres, que tem apenas cinco minutos de duração.

Já as trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar são opções para quem gosta de caminhar junto à mata. No parque, que tem sua entrada próximo ao centro, no pé da serra, existem trilhas de diversos tamanhos, com observação de pássaros, fauna e flora típicos da Mata Atlântica. A entrada do parque custa R$ 15,00, é preciso agendar previamente a visita e o passeio é acompanhado por monitores.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A oferta de hospedagem no destino é grande. O Hotel Pousada Vivendas do Sol e Mar é uma ótima opção para quem busca as belezas da praia de Cocanha, que, por ter águas mais tranquilas e piscinas naturais, faz a felicidade da criançada. No hotel há também monitores e espaço kids, além de piscinas, lanchonete, restaurante e pizzaria. No mês de julho as diárias estão com 30% de desconto. Vale a pena se programar. Mais informações em: vivendadomar.com.br / (12) 99641-7662 (WhatsApp).

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: iStock / Ildo Frazao

Comentários