logo

Telefone: (11) 3024-9500

Capitólio: 'o mar' de Minas | Qual Viagem Logo

FOTO ISTOCK.COM / JOLKESKY

Capitólio: ‘o mar’ de Minas

9 de janeiro de 2017

1 .440 km²: o imenso lago artificial criado em 1963 para a construção da primeira hidrelétrica de grande porte do Brasil equivale a quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara. Seu perímetro tem quase a metade da extensão de toda a costa brasileira.

FOTO: JOSÉ EDUARDO TERRA VALLORY /WWW.CAPITOLIO.MG.GOV.BR/CC BY-SA 4.0 /CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/WIKIMEDIA COMMONS

FOTO: JOSÉ EDUARDO TERRA VALLORY /WWW.CAPITOLIO.MG.GOV.BR/CC BY-SA 4.0 /CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/WIKIMEDIA COMMONS

Capitólio, a 275 quilômetros de Belo Horizonte, juntamente com mais 33 municípios, é contemplada com a maior extensão de água de Minas Gerais e uma das maiores do mundo. A cidade, porém, parece ter se destacado mais em relação ao turismo. Sobre as águas límpidas do Lago de Furnas, lanchas, chalanas e escunas atraem milhares de pescadores e visitantes de diversos lugares do mundo em busca de lazer e turismo.

O maior lago artificial de Minas Gerais foi criado em 1963, na região sul/sudoeste de Minas Gerais. Curiosamente, seu surgimento causou mudanças profundas não somente na paisagem regional, mas até mesmo no curso das águas. O rio Piumhi, antes afluente do rio Grande, passou a ser, depois da represa, do rio São Francisco.

As águas que antes corriam rumo ao sul, até o oceano Atlântico no rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, passou a seguir o sentido inverso até desaguar no mar entre os estados de Sergipe e Alagoas, no nordeste do Brasil.

Também chamada de Rainha dos Lagos, Capitólio faz parte, juntamente com outras nove cidades vizinhas, do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e está entre os 17 destinos estratégicos para o mercado nacional.

Em 1988, a cidade criou em seu perímetro urbano a praia artificial Domingos Gonçalves Machado. A pequena via é banhada por quase 25 mil metros quadrados de águas do Rio Piumhi. No local há quadras poliesportiva, calçadão para caminhadas e amplo espaço para realização de festas e eventos.

FOTO: JOSÉ EDUARDO TERRA VALLORY /WWW.CAPITOLIO.MG.GOV.BR/CC BY-SA 4.0 /CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/WIKIMEDIA COMMONS

FOTO: JOSÉ EDUARDO TERRA VALLORY /WWW.CAPITOLIO.MG.GOV.BR/CC BY-SA 4.0 /CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/WIKIMEDIA COMMONS

As águas do lago penetram por fendas, contornam paredões em forma de cânions e levam a lindas cachoeiras. O lago concentra o maior número de embarcações do estado de Minas Gerais. Além dos navegantes, Capitólio também é muito apreciada por praticantes de trekking, mountain bike, cavalgadas, e motociclismo. Parte da cidade também faz parte da Serra da Canastra, outro grande atrativo turístico do município mineiro.

SERRA DA CANASTRA

Uma das grandes belezas naturais do Brasil, do Par – que Nacional da Serra da Canastra surgem nascentes que dão no Rio São Francisco. Antes, porém, elas correm 14 quilômetros em pequenos córregos e formam pelo caminho, além de piscinas naturais, a incrível Cachoeira Casca D’Anta, de 180 metros de altura. O parque é extremamente privilegiado em sua flora, onde se observa plantas nativas, flores de rara beleza e também sua fauna típica do serrado: animais silvestres como lobo guará, tamanduá bandeira, ambos ameaça – dos de extinção, além do tatu canastra, o veado campeiro, entre outros. Ao fim da trilha, o turista pode ainda contemplar do mirante a maravilhosa vista da região.

ESCARPAS DO LAGO

Condomínio de alto padrão localizado a poucos quilômetros do centro da cidade, o Escarpas do Lago é o grande referencial turístico da região. Ali está pre – sente uma das maiores marinas de água doce de Minas Gerais e um grande complexo de embarcações. O balneário tem como atrativo principal uma trilha de ida pelas montanhas, e na volta, pelo lago, a vista de mais de 20 cachoeiras, várias quedas d’água cristalinas e piscinas naturais. Admiradores de arquitetura também tem ótima visão de mansões e jardins do condomínio em passeios de lancha.

MORRO DO CHAPÉU

Há passeio ecológicos atraentes a partir de altas montanhas da cidade, como a do Morro do Chapéu, de 1.293 metros de altitude. A caminhada leva ao encontro de lajeados, nascentes de água límpida, chapadões e a belas muralhas de pedra construídas para delimitar propriedades no início do século. Do alto da montanha, num planalto com vegetação rasteira, uma linda cape – linha recebe turistas devotos de N. Sra. dos Desamparados. Do local se avistam ótimas paisagens do lago.

Foto por Istock/ juliandoporai

Foto por Istock/ juliandoporai

CACHOEIRA LAGOA AZUL

Próxima às margens da rodovia MG 050, sentido barragem, uma das mais formosas cachoeiras do município chama a atenção pela exuberante beleza, água cristalina e piscinas naturais de tons verde e azul. O complexo possuí vários pontos de banho. Há também restaurante no local e um ponto de partida de escunas e lanchas em direção aos cânions da represa de Furnas.

Serviço

COMO CHEGAR

ÔNIBUS: De Capitólio para: Piumhi: todos os dias – Sudoestino – 8h,10h30,13h,15h30,18h e 20h30 Furnas e Passos: todos os dias – Sudoestino – 6h35, 9h35, 11h45, 15h15, 17h15 e 19h15 Ribeirão Preto: todas as sextas-feiras – Viação União – 9h35 Belo Horizonte: todos os dias – Expresso Gardênia – 8h10, 18h10 e 1h São Paulo/Via Campinas: todos os dias – Viação União – 22h05 – Segunda a Sexta – 7h05

AVIÃO: LATAM, GOL e AZUL

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

capitolio.mg.gov.br – (37) 3373-1499

Texto por: Pedro Teixeira

Foto destaque por ISTOCK.COM / JOLKESKY

Comentários