logo

Telefone: (11) 3024-9500

Capital dos Esportes de Aventura, Costa Rica tem calendário recheado de eventos | Qual Viagem Logo

341765_807741_13_pnmss_tiroleza_costa_rica_ms_

Capital dos Esportes de Aventura, Costa Rica tem calendário recheado de eventos

17 de julho de 2018

Localizada no leste do Mato Grosso do Sul, próxima da divisa com Goiás, a cidade de Costa Rica notabilizou-se nos últimos anos por ter uma excelente administração pública. Apelidado de Capital Estadual dos Esportes de Aventura, o lugar também destaca-se pela vasta beleza natural em seus parques e cachoeiras, além de contar com um calendário rico de eventos culturais e esportivos.

No próximo fim de semana, dias 21 e 22, a agitação promete tomar conta do município, com a realização inédita da Brasil Ride 24 Horas Series de MTB, disputa ciclística que terá, em paralelo, mais uma etapa da Trail Run Series.

Principal ponto turístico de Costa Rica, o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú impressiona pelas riquezas naturais e pela sua estrutura, fazendo parte do circuito de 29 km da prova de ciclismo, que servirá de evento-teste para o Campeonato Mundial de MTB 24 Horas Solo 2019, em julho do próximo ano. Em 2017, o Salto do Sucuriú totalizou na bilheteira 27.535 visitantes, entre moradores da cidade, que possuem carteirinha e podem ir visitar o local quantas vezes quiserem, e turistas, que em estimativa da Prefeitura sejam cerca de 10 mil pessoas.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Com área de 57 hectares e vegetação típica do cerrado, o Salto do Sucuriú está localizado a 3 km da área urbana. Possui estacionamento de veículos, infraestrutura com lanchonete, banheiros, quadra de areia para prática de vôlei e futebol, quiosques próximos à piscina natural e mirantes onde é possível vislumbrar lindas cachoeiras. A prática de esportes de aventura, como rapel, rafting e tirolesa, é pura diversão. A exploração das trilhas propicia ao visitante um contato direto com a mata virgem, que apresenta rica biodiversidade.

Nas corredeiras do Rio Sucuriú a emoção toma conta dos turistas que praticam o rafting em 8 km de corredeiras em percurso de 2 horas e meia. O circuito de tirolesa torna a visita ao parque municipal ainda mais inesquecível. Uma das vias com queda de 70 metros termina em um banho de piscina (Tirolesa da Libélula), outra possui 230 metros (Tirolesa do Tucano) e a mais extensa tem 400 metros (Tirolesa da Andorinha), proporcionando ao turista uma visão maravilhosa do Salto Majestoso. Tal atividade permite ao praticante a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens.

Outros destaques turísticos

Outros parques e cachoeiras destacam-se em Costa Rica. O Parque Natural Municipal da Lage, a 17 km da cidade, possui um balneário composto por diversas piscinas naturais do Ribeirão de Lages e um pequeno cânion com saltos, grutas sob pedras, corredeiras dentro da mata virgem, cuja beleza poderá ser observada nos mirantes. As Cachoeiras da Arara e da Rapadura, que ficam a 45 e 47 km do centro da cidade, respectivamente, próximas de Alcinópolis, contam com quedas de 30 metros, apresentam vegetação rica em espécies do cerrado, mata estacionária e ciliar de encosta com formação de vale profundo.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari fica a 50 km do município, na rodovia que liga Costa Rica a Baús. O parque foi criado devido à iniciativa da população, preocupada com a proteção das nascentes do rio Taquari. Uma de suas grandes riquezas são os sítios arqueológicos, além de um cenário de ampla beleza cênica, que se compõe por um conjunto de seis grandes cânions, trabalho de milhões de anos de escavação na borda ocidental do Planalto Central Brasileiro, onde o pôr-do-sol é inesquecível.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Costa Rica tem ainda em sua área uma parte do maior parque do bioma cerrado do Brasil: o Parque Nacional das Emas, onde a área de 133 mil hectares apresenta vegetação predominante de cerrado do tipo senso strictu, com vasta diversidade de flora e fauna. Apresenta ainda o raro fenômeno da Bioluminescência dos Cupinzeiros, denominada “As luzes dos Chapadões”, que consiste na irradiação de luzes fosforescentes de cor azul-esverdeada, produzidas por pequenas larvas que se hospedam nos cupinzeiros.

Calendário de eventos

O calendário de eventos de Costa Rica será movimentado no segundo semestre. Além da Brasil Ride 24 Horas Series de MTB e da Trail Run, a cidade terá, também neste mês de julho, o 3º Encontro Regional dos Carros Antigos e a 5ª Copa de Futebol Feminino. Em agosto, o destaque é a 81ª Festa do Senhor Bom Jesus da Capela, enquanto em setembro será realizado o Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Em outubro a cidade sedia o Costa Rica Rodeio Show e a 14ª Festa de Nossa Senhora Aparecida. Em novembro, as atrações são Costa Cultura e Copa Verão de Futsal. Já em dezembro, a Cantata de Natal, a Casa do Papai Noel e a Festa de Réveillon encerram o ano de 2018.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque: Divulgação

Comentários