logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cancún e Riviera Maya: destino para famílias no México | Qual Viagem Logo

05

Cancún e Riviera Maya: destino para famílias no México

7 de julho de 2016

Se há um conselho certeiro para férias em família é: vá para o Caribe mexicano. Se estiver com crianças principalmente. E o motivo é fácil de entender: sol, areia branca, mar de águas cristalinas (opções de praias de água calmas e sem ondas), infraestrutura local e receptividade nota 10. Poucos lugares no mundo têm a capacidade de reunir essas qualidades de forma tão harmônica como Cancún e Riviera Maya. O pedaço de terra no extremo leste do México encanta famílias do mundo inteiro, que desejam unir os interesses mais diversos em uma viagem inesquecível para os membros de todas as faixas etárias.

03

Foto por Divulgação / Visit Mexico

E não é à toa que se tornaram um dos destinos turísticos mais populares do México. Tulum, por exemplo, chegou ao topo da lista mundial do TripAdvisor. A região de quase 30 km de extensão abriga excelentes restaurantes, bares descolados, butiques de luxo e lojinhas charmosas, boates bem animadas e um sítio arqueológico riquíssimo, que serve de entrada para conhecer a história da civilização maia, uma das mais evoluídas e complexas de todo o mundo.

Riviera Maya é a mais recente área turística do Caribe mexicano. Ainda guarda alguns tesouros escondidos, com praias isoladas e cenotes (cavernas submersas aptas para nado) de tirar o fôlego. Mas a região que vai de Puerto Morelos, ao norte, até Punta Allen, no Sul, não tem nada de inexperiente: oferece uma ótima estrutura de hospedegem, alimentação e programas incríveis para visitantes de todas as cidades. Aqui o destaque é Playa Del Carmen e Tulum.

07

Foto por Divulgação / Visit Mexico

Já Cancún é a área mais antiga da península, criado em 1976 exclusivamente para ser o melhor destino turístico do planeta.  A cidade conta mais de 25 mil quartos de hotel e, não por acaso, a excelente rede hoteleira também se tornou uma atração por si: resorts e hotéis com parques aquáticos, restaurantes de altíssimo nível, playgrounds, shows e um rol infinito de atividades.

Ainda assim, os estabelecimentos são capazes de inovar a cada temporada. Com a consolidação na maioria dos estabelecimentos do sistema all-inclusive, com restaurantes diferenciados para adultos e crianças, e do serviço de babá- excelentes para organizar a rotina dos pequenos -, os hotéis se sobressaem nos mimos e atividades para entreter os menores hóspedes. Muitos lugares já oferecem serviços de massagens e terapias para os clientes de até quatro anos de idade, noites do pijama em que as crianças podem dormir em ritmo de aventura longe dos pais, aulas de mergulho e até cursos de culinária.

cozumel

Foto por Divulgação / Visit Mexico

Em se tratando do Caribe, a combinação de mar com um bom hotel já renderia férias de ótimo tamanho. Mas Cancún e Riviera Maya  criam possibilidades muito mais amplas, que surpreendem famílias que buscam mesclar dias de absoluto descanso com experiências inusitadas e inesquecíveis.

Parece óbvio dizer que uma das maiores atrações do local são suas praias. Ainda que a combinação de mar e areias incríveis pareça insuperável, há lugares mais escondidos que podem surpreender ainda mais. É altamente recomendada uma visita à praia de Akumal, próxima à Reserva natural de  Sian Ka’an – com sorte, é possível encontrar grandes tartarugas depositando seus ovos na areia. Dali, a pedida é ir para a lagoa Yal Ku, com água transparente e cheia de peixes coloridos.

fotogaleria_1352923522-family-cancun-14

Foto por Divulgação / Visit Mexico

Riviera Maya abriga vários parques temáticos, com atrações para todas as idades, como rios subterrâneos, nado com golfinhos, mergulhos e tirolesas radicais. O Xcaret é um dos maiores e se intitula um parque “ecoarqueológico”, pois abriga ruínas e pirâmides maias abertas à visitação guiada, além de oferecer uma das atrações mais populares: o nado com os golfinhos.  O Xplor é um parque indicado para adolescentes, com atrações que exigem um nível mais alto de adrenalina, como tirolesas, excursões em carros anfíbios e nado em rios.

Cancún e Riviera Maya, como diz o nome, guardam a história da civilização maia, considerada uma das mais evoluídas e complexas do mundo. O sítio arqueológico “El Rey”, dentro de Cancún, abriga construções de mais de 1.500 anos, ainda bem preservadas. O Museu Maia de Cancún reúne uma das mais significativas coleções arqueológicas do México. Para se aprofundar na riquíssima cultura local, vale planejar um dia de viagem para visitar o sítio arqueológico de Tulum, Cobá  ou Chichén Itzá, considerada uma das novas sete maravilhas do mundo.

Playa en Tulum

Foto por Divulgação / Visit Mexico

O Aquário Interativo de Cancún certamente renderá fotos e momentos inesquecíveis. Os visitantes podem tocar várias espécies marinhas que vivem nos 13 tanques projetados especialmente para reproduzir o habitat das espécies que vivem lá. Os mais corajosos podem mergulhar no tanque de tubarões e nadar com eles. Já os menos valentes têm a opção de nadar com os golfinhos e ganhar um beijo dos leões-marinhos.

Os cenotes – cavernas submersas em águas cristalinas muito comuns na região – propiciam mergulhos inesquecíveis. Há também excursões de lancha até a lagoa Nichupté, por meio dos canais de mangue da região. Nesse passeio, é possível explorar parte dos grandes recifes de corais do Caribe mexicano – o mais antigo e o segundo maior do mundo, com cores e espécies impressionantes. O Museu Subaquático de Arte é outra atração inusitada: crianças maiores podem mergulhar com snorkel enquanto as pequenas chegam ao fundo em uma espécie submarino transparente.

Mais informações em: visitmexico.com

Texto por: Agência com edição de Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Divulgação / Visit Mexico

Comentários