logo

Telefone: (11) 3024-9500

Canadá reserva diversão e experiências inesquecíveis | Qual Viagem Logo

126

Canadá reserva diversão e experiências inesquecíveis

12 de maio de 2014

Belezas naturais de Banff Charmosa e conhecida por museus e galerias, Banff também é destaque turístico na província de Alberta. Cercado pelas Montanhas Rochosas, o lugar recebe todo o ano milhões de turistas. Muitas são as atrações, como chalés e hotéis luxuosos, termas de Surphur Mountain e cenários naturais estonteantes. Um exemplo disso é o Lake Louise, um belo lago com paisagens inesquecíveis na região. Vale a pena dar um passeio no Parque Nacional de Banff e conferir os hoodoos, pináculos de pedra feitos por índios.

Rica cultura, infraestrutura, belezas naturais, cidades modernas e charmosas tornam esse vasto país um excelente destino em qualquer época do ano

Povo multiétnico e acolhedor, natureza privilegiada, metrópoles prósperas, variedade de opções esportivas e de lazer. As qualidades turísticas do Canadá são incontáveis. Não é à toa que a região tem recebido mais brasileiros nos últimos anos. Em média, 86 mil visitantes do Brasil viajam anualmente ao país. Montanhas nevadas, lagos azuis, imensos campos e florestas centenárias compõem cenários estonteantes do país. Com privilegiada infraestrutura, roteiros não faltam em todas as épocas do ano. Durante o inverno há várias estações de esqui em províncias como Alberta, British Columbia, Ontario e Quebec. Já no verão, esses locais viram autênticos paraísos para quem gosta de caminhadas e esportes de aventura, como caiaque, rafting, trekking, entre outros. Nas grandes cidades há festivais o ano todo e inúmeras sugestões culturais como museus, teatros e centros comerciais de alto padrão. Também é possível esquiar a 20 minutos do Centro de Vancouver e praticar esportes de montanha e rios há 90 minutos de Montreal. “O Canadá oferece viagens para todos os gostos e nosso povo está pronto para receber turistas brasileiros de braços abertos”, diz Siobhan Chretien, diretora regional para mercados emergentes da Comissão Canadense de Turismo. Conheça a seguir alguns dos grandes destaques turísticos do Canadá e boa viagem.

Montreal, a capital cultural

138
Maior cidade da província de Quebec, Montreal tem uma das populações mais bem educadas do mundo. Com cinemas e salas de espetáculos de programações variadas e cerca de 30 museus, a metrópole é considerada a capital cultural do país. O francês é a língua mais falada em Montreal, porém o inglês é usado em quase todos os lugares. Os edifícios de estilos arquitetônicos que compreendem quatro séculos conferem um charme europeu. Vale a pena dar um passeio de charrete pelas ruas de paralelepípedo e pelas ruas do Centro Histórico. Outras atrações são a Basílica de Notre-Dame, o Parc Olympique e o bairro Plateau Mont-Royal, com fascinantes lojas e cafés.

 

Ottawa, a sede do governo Cidade

137Muito bem planejada, destaca-se pela população bilíngue e influência das culturas inglesa e francesa. Capital política do país e localizada no leste de Ontário, Ottawa tem inúmeros atrativos. A área central concentra os principais edifícios da cidade, como a Galeria Nacional do Canadá e os Museus da Natureza Canadense e o de Aviação Nacional. Outras atrações na região são os prédios do Parlamento, de arquitetura gótica italiana. Uma das grandes cidades mais frias canadenses, Ottawa tem atrativos no inverno, como a patinação no gelo. No verão, muitos visitantes passeiam de barco pelo Canal Rideau. Pontos também imperdíveis são o Parque Gatineau, o Beechwood Cemetery e o Mercado Byward.

O dinamismo de Winnipeg

135Importante cidade da parte centro-sul do Canadá e maior de Manitoba, Winnipeg é um dos centros culturais mais vibrantes do país. Há uma grande oferta de apresentações de teatro, dança, balé, orquestras sinfônicas e óperas. A região tem se destacado pelo crescimento financeiro e tem atraído empresas de vários segmentos. Os moradores são acolhedores e bem humorados. Vale a pena visitar pontos bastante interessantes, como a Galeria de Arte de Winnipeg, o Planetário, a Catedral de St. Boniface e os Museus Manitoba (foto) e Dalnavert. A cidade também é famosa pelos extremos climáticos. No inverno as temperaturas ficam abaixo de zero entre novembro e março. Já o verão é bastante quente, chegando aos 30ºC de maio a setembro.

 

Tradição e modernidade de Calgary

Metrópole cosmopolita e maior de Alberta, Calgary é um importante centro financeiro, com vida noturna badalada, restaurantes e lojas. A localidade tem inúmeros pontos excelentes para um passeio, como Chinatown, o Mundo da Ciência e o estádio Saddle Dome, com belas vistas da região. A sofisticação também é aliada ao estilo ‘cowboy’. A região possui grandes fazendas e fica perto de carro de alguns dos melhores parques nacionais canadenses. Um dos atrativos são os rodeios, especialmente no festival anual Calgary Stampede. Legado da cidade, quando foi sede das Olimpíadas de Inverno de 1988, o Canada Olympic Park também é um destaque turístico.

Concentração de parques de Edmonton

136Galerias de arte, museus e restaurantes. Rica em atrações, Edmonton, na província de Alberta, é a cidade com mais metros quadrados de parques per capita do país. No Vale do Rio Saskatchewan há muitos campos de golfe, várias pistas de esqui e o zoológico Valley Zoo. Também conhecida como “Festival City”, a região realiza inúmeros eventos internacionais. Outras atrações são o bairro histórico de Old Strathcona e o West Edmonton Mall, o maior shopping center da América do Norte. Nas partes sul e oeste da cidade estão o Real Museu de Alberta, a Piscina Queen Elizabeth, o Labirinto de Milho de Edmonton, entre outros pontos que merecem ser visitados.

A cosmopolita Toronto

126

Maior cidade do Canadá, a moderna Toronto é conhecida pela harmonia de diferentes culturas, o que proporciona uma experiência fascinante aos visitantes. Com altos índices de padrão de vida, a metrópole de Ontário é rica em opções de entretenimento. O símbolo da região é a imponente CN Tower, com 553m de altura. Não faltam lugares interessantes para conhecer, como o Royal Ontario Museum, a Casa Loma e sua arquitetura que remete a castelos medievais, o Centro de Ciência de Ontário e o Queen’s Park. Como recreação, as Ilhas de Toronto têm mais de 30 sugestões de passeios. Aproveite e dê uma esticada na Região do Niágara. As famosas cataratas ficam a cerca de 90 minutos da cidade e oferece passeios inesquecíveis pelo local.

 

A fascinante aurora boreal

131Espetáculo da natureza, a aurora boreal é um fenômeno natural que só ocorre nos meses mais frios e escuros do ano na região do Ártico, que também engloba áreas ao norte do Canadá. Localidades como Yellowknife (nos Territórios do Noroeste), Whitehorse (na região de Yukon e próximo ao Alaska) e alguns pontos no Território de Nunavut são roteiros que atraem milhares de turistas a um centro de observação. O fenômeno parece um jogo de luzes que se movem no céu como uma dança. Mas, para ver a aurora é necessário ter um pouco de paciência. Algumas vezes, não há tanta luminosidade e o céu pode ficar nublado. Sites especializados como o Arctic Range apresentam previsão do tempo específico para o espetáculo.Para Whitehorse, há pacotes que incluem caminhadas com raquetes, passeios de snowmobile e com trenó puxados por cachorros, pesca em lagos congelados, entre outras atividades de lazer.

Estilo britânico de Victoria

Capital da Colúmbia Britânica e no sul da Ilha de Vancouver, Victoria é uma das cidades mais inglesas da América do Norte. A região é repleta de lojas, bares, cafés, restaurantes, galerias, antiquários e casas de chá. Outra característica marcante é a grande quantidade de ciclovias, mais do que qualquer cidade do país. A localidade tem se destacado pela qualidade de vida e grande crescimento financeiro e nas áreas de tecnologia e serviços.

Esqui e muita ação em Whistler

Situada nas Montanhas Costeiras da Columbia Britânica e apenas duas horas de Vancouver, a cidade é um dos principais destinos o ano todo do Canadá. De excelente infraestrutura hoteleira e de lazer, especialmente esportiva, Whistler tem uma das melhores (senão, a melhor) estações de esqui da América do Norte e um dos melhores parques de mountain bike do mundo. Outras modalidades como o snowboard, golfe, pesca, caminhada, rafting e tirolesa também são bastante comuns. De clima romântico, a localidade oferece mais de 100 restaurantes e bares, mais de 200 lojas, sem falar de spas e uma série de eventos ao longo do ano.

 

A francesa Quebec City

128Cidade mais antiga do país, a metrópole é a capital da província de Quebec. Diferente do resto do país, Quebec City tem características únicas no Canadá. As ruas estreitas do centro histórico mantêm características antigas. A forte influência francesa é visível na arquitetura e nos costumes. Restaurantes, boulangeries, pâtisseries, são locais onde se prova da França. Outros aspectos atrativos são a vida artística agitada e uma grande programação de eventos no inverno e no verão. A Citadelle chama a atenção dos visitantes por conta das cerimônias militares das tropas canadenses. Dois pontos bastante charmosos são o Chateau Frontenac e o Parc Champsde- Bataille. Uma dica natural interessante são as encantadoras Cataratas de Montmorency.

 

 

Visto para viajar

Para viajar ao Canadá, é preciso tirar visto. O CVAC (Centro de Solicitação de Vistos para o Canadá) é o provedor exclusivo de serviço para o governo canadense autorizado a aceitar as solicitações. O departamento também pode auxiliar no agendamento de entrevistas em nome do Consulado do Canadá. Para simplificar o trâmite para emissão do documento, o governo canadense implantou um novo visto de residente temporário. Com o documento é possível visitar o país quantas vezes quiser em até cinco anos. O visto é indicado para quem viajar a turismo, negócios, trânsito ou para quem for estudar até 24 semanas. O limite de permanência varia de acordo com o perfil do solicitante, podendo ser de, no máximo, seis meses. Quem já tirou o visto anteriormente não precisa solicitar o documento de novo. Em São Paulo, o Consulado-Geral oferece informações pelo tel.: (0xx11) 5509-4343 e pelo e-mail [email protected] Informações: www.vfsglobal.ca/canada/Brazil

Próximas atrações

Em fevereiro e março, nos territórios do norte do Canadá é possível observar a aurora boreal, fenômeno luminoso que ocorre geralmente pela madrugada. As estações de esqui estão à mil nessa época. Em Quebec City, acontece o famoso Carnaval d’Hiver, ao ar livre em meio à neve. Ao norte canadense é realizado em fevereiro o Yukon Quest Sled Dog Race, uma corrida de trenó de cães entre as cidades de Whitehorse e Fairbanks (Alaska). Outro evento que mostra os costumes canadenses é o animado Caribou Carnival, em março, em Yellowkife. A festa tem atividades como arremesso de arpão, pesca no gelo, corridas de cães e várias atrações. No primeiro semestre do ano, os viajantes também podem conhecer a maior paixão esportiva dos canadenses, o hóquei sobre o gelo. Sete equipes do país disputam com times norte-americanos a temporada 2013-2014 da NHL (sigla em inglês para Liga Nacional de Hóquei). Para quem visitar cidades como Vancouver, Toronto, Montreal, Calgary, entre outras pode assistir as partidas até a época das finais, em junho.

Gigante em números

De quase 10 milhões de km2, o Canadá é o segundo maior país do mundo em território, atrás apenas da Rússia. Cada uma das dez províncias e três territórios possui inúmeros atrativos turísticos. Dados do governo canadense apontam que o país recebe por ano 35 milhões de visitantes.

COMPANHIAS AÉREAS:

Air Canada – voos diretos Copa – Via Panama para Toronto

Montreal Delta Airlines com West Jet Gol e Tam conectam com Delta e Air Canada de qualquer cidade brasileira

ESTRADAS: Todas as rodovias são em km e não em milhas, o que facilita dirigir entre as cidades. Não é recomendado dirigir nos meses de inverno.

DENTRO DO CANADÁ:
VIA Rail transporta passageiros de trem pelas principais cidades da Costa Leste www.viarail.ca
Mais informações sobre Turismo: www.keepexploring.com.br
www.facebook.com/exploreocanada
http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/ offices-bureaux/services_sao.aspx?lang=por

Comentários