logo

Telefone: (11) 3024-9500

Campeche: a bela cidade amuralhada no México | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ bypty

Campeche: a bela cidade amuralhada no México

17 de janeiro de 2017

A cidade amuralhada de Campeche, no México, é um destino especial para quem gosta de história aliada a belezas naturais. O lugar, que foi totalmente restaurado em 1999, tem em suas casas antigas – todas pintadas em tons claros – e nos muros do século XVII seus principais atrativos. Esse último foi construído para proteger a cidade dos ataques dos piratas daquela época e representa parte dos tempos passados na região.

Foto por Istock/ eddygaleotti

Foto por Istock/ eddygaleotti

A atual capital de Campeche foi o porto mais importante da península de Yucatán durante a época Colonial. Lá se realizava uma parte importante da atividade comercial do Vice-Reinado da Nova Espanha, e por isso foi um ponto estratégico que a França e a Inglaterra utilizaram, principalmente, para minguar as riquezas do invejado império.

Foi assim como surgiram os piratas e corsários, dedicados a assaltar e saquear as naves espanholas. As águas do Golfo do México ocultam os restos das embarcações que naufragaram nas diferentes épocas, que atualmente são o baluarte da história do país, e também uma experiência única para o viajante. Entre cardumes e corais, observam-se os mastros, as quilhas, as fileiras de canhões, que alguma vez foram barcos esplendorosos, e atualmente fazem parte de uma paisagem submarinha inigualável.

Foto por Istock/ Barna Tanko

Foto por Istock/ Barna Tanko

Até agora, o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), detectou 23 sítios arqueológicos submersos ou fragmentados. Um dos mais interessantes é o da Frota da Nova Espanha, que zarpou de Cádiz em 1630 e foi afundado em 1631, quando uma forte tormenta lhe impediu chegar ao destino. Igualmente atrativo é o preço do galeão inglês chamado “El Pesquero”, que aconteceu há mais de dois séculos.

As excursões organizadas para explorar os sítios arqueológicos submersos nas costas de Campeche são pensadas tanto para mergulhadores principiantes quanto para experts; no entanto, você deve ter boa condição física para poder mergulhar e explorar os sítios arqueológicos submersos. Um guia e uma equipe em boas condições são indispensáveis para esta grande aventura em Campeche.

A Reserva da Biosfera Los Petenes forma um corredor de umedais costeiros. Mangues vermelhos, brancos e pretos criam um ecossistema de grande valor por sua diversidade de flora e fauna. Aqui crescem árvores como o chechén, a caoba, a figueira, palma chit e, pelo menos, 400 algumas outras espécies vegetais, muitas delas endêmicas.

Da variada fauna destacam o flamingo rosado, o pelicano, o crocodilo de rio, o caimão, a garça, o íbis-branco, pato de asa-branca, o louro yucateco, o cigüeñón, os gaviões, o macaco uivador, o urso formigueiro, o tlacuache de quatro olhos e o manati.

Foto por Istock/judit_hl85

Foto por Istock/judit_hl85

Se você gostar de pesca, sem dúvida este é um dos melhores lugares para praticá-la, pela riqueza, volume e variedade de peças que poderá encontrar dos especialistas. Cada vez mais operadores oferecem excursões que incluem lancha e equipe de pesca, para atingir a melhor captura e desfrutar do ambiente.

Como chegar

Há voos diretos da Cidade do México para Campeche, com trajetos de cerca de 1h30. Interjet e Aeromexico fazem o roteiro.

Onde ficar

Hotel Socaire

Hampton Inn Ciudad del Carmen Campeche

Hyatt Place Ciudad del Carmen

Texto por: Eliria Buso com informações visitmexico.com

Foto destaque por Istock/bypty

Comentários