logo

Telefone: (11) 3024-9500

Campanha da Serra Verde Express evita descarte de 12 mil canudos plásticos por mês | Qual Viagem Logo

serra-verde-express-1

Campanha da Serra Verde Express evita descarte de 12 mil canudos plásticos por mês

17 de outubro de 2019

A Serra Verde Express, considerada uma das mais importantes operadoras de trens turísticos no Brasil, vem trabalhando para reduzir o uso de plástico a bordo dos seus trens. A medida ganha proporções relevantes porque cerca de 200 mil passageiros são transportados por ano nos passeios pela Serra do Mar paranaense na ferrovia Paranaguá-Curitiba.

Desde julho, cerca de 40 mil canudos plásticos deixaram de ser descartados no meio ambiente, uma média superior a 12 mil canudos/mês que eram utilizados nos vagões. “A sustentabilidade sempre foi tratada com muito empenho por nós”, conta Renata Mendes, gerente de Marketing do grupo.

Lançada pela Serra Verde Express, a campanha “Menos plástico Mais natureza” procura passar aos turistas a mensagem de que quanto menos plásticos forem utilizados menor será o impacto na natureza.

Os turistas que utilizam o trem podem levar seus próprios utensílios para a viagem ou adquirir copos e canudos ecológicos de aço inox na Loja do Trem.

Os turistas que utilizam o trem podem levar seus próprios utensílios para a viagem ou adquirir copos e canudos ecológicos de aço inox na Loja do Trem.

Segundo Renata, o investimento em projetos de preservação ambiental vai além do fim da distribuição de canudos plásticos nos trens turísticos. “A Serra Verde Express, que integra a holding Higi Serv, também coleta a água da chuva para a lavagem de sua plataforma, destina materiais recicláveis para o Programa EcoCidadão da Associação de Recicladores de Morretes e realiza a limpeza de rios”, explica.

Outra ação envolve o fim do uso de copos plásticos também nos escritórios da Serra Verde Express que futuramente pretende abolir a distribuição deste utensílio em todos os vagões dos seus trens. Nos vagões de luxo, copos de plástico foram substituídos por louças. As caixas de lanche e os guardanapos são produzidos com papel biodegradável e os souvenirs já não usam mais plástico em suas embalagens. “Queremos ampliar ações que vão ao encontro da preservação do planeta”, afirma Adonai Filho, diretor da Serra Verde Express.

Todas as empresas da holding aderiram à campanha na área administrativa. Apenas com o fim do uso de copos plásticos, será evitado o consumo de cerca de 15 mil copos por mês. “Além disso, temos trabalhado com produtores locais, pois entendemos que o incentivo ao desenvolvimento regional também faz parte da sustentabilidade dentro do turismo”, comenta Adonai.

Os turistas que utilizam o trem podem levar seus próprios utensílios para a viagem ou adquirir canudos ecológicos de aço inox e copos retornáveis na Loja do Trem.

Informações: serraverdeexpress.com.br

Texto: Agência com edição de Roberto Maia
Fotos: Roberto Maia e Divulgação (destaque)

Comentários