logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cambará do Sul é região rica em cânions no Rio Grande do Sul | Qual Viagem Logo

8334649384_105b91d06a_k

Cambará do Sul é região rica em cânions no Rio Grande do Sul

13 de janeiro de 2016

Cambará do Sul, a 180 quilômetros de Porto Alegre fica em uma região rica em cânions, e por isso, rica também em aventura. Por lá, é comum a prática de caminhadas – para aquecer o frio que chega ainda no outono – assim como trilhas, cavalgada e mountain bike.

Foto por Valdiney Pimenta via Wikipedia

Foto por Valdiney Pimenta via Wikipedia

O destino conta com dois parques nacionais administrados pelo Instituto Chico Mendes que concentram os principais pontos visitados. No Parque Nacional de Aparados da Serra está o cânion de Itaimbezinho, ponto mais famoso do lugar. Possui uma extensão de 5.800 m, paredes com altura de até 720 m, além de 600 m de largura. É dele que despenca a Cachoeira Véu de Noiva.

A aventura fica por conta da travessia entre os dois grandes cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra – Itaimbezinho e Fortaleza. O parque conta com três trilhas abertas ao público, sendo a do Vértice e a do Cotovelo as principais atrações. A caminhada leva de três a cinco dias, dependendo do roteiro, e passa por piscinas de banho, cachoeiras e outros cânions menores.

Foto por Everson José de Freitas Pereira via Commons Wikimedia

Foto por Everson José de Freitas Pereira via Commons Wikimedia

Já no Parque Nacional da Serra Geral, os contornos ondulantes do cânion da Fortaleza encantam os turistas com ânimo para uma subida íngreme. A beleza compensa. São vales profundos numa extensão gigante de 9,5 km. Outra opção é a trilha do rio do Boi, com cerca de 10 km entre as pedras.

Como chegar

Cambará do Sul esta localizada nos Campos de Cima da Serra, também chamada de Aparados da Serra. O município fica na parte nordeste do estado do Rio Grande do Sul e faz divisa com as cidades de São Francisco de Paula, Jaquirina, São José dos Ausentes e Praia Grande. Saindo de Porto Alegre, a viagem começa pela BR-290 até a entrada de Gravataí, depois pela RS-118 (um trecho de 6 km) e segue pela RS-020, onde são percorridos cerca de 150 km até Cambará do Sul.

Onde ficar

Parador Casa da Montanha – paradorcasadamontanha.com.br

Cambará Eco Hotel – cambaraecohotel.com.br

Morada dos Canyons – moradadoscanyons.com.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Flickr Douglas Pfeiffer Cardoso

Comentários