logo

Telefone: (11) 3024-9500

Brasília: esplendor da arquitetura nacional | Qual Viagem Logo

Brasilia, Brazil - November 19: Traffic on JK Bridge crossing Lake Paranoa in Brasilia, capital of Brazil. Inaugurated in December 2002, the bridge instantly became a symbol of the city.

Brasília: esplendor da arquitetura nacional

15 de julho de 2016

Brasília é um verdadeiro tesouro urbanístico e arquitetônico. Apesar da pouca idade (a cidade foi fundada oficialmente em 1960), Brasília possui diversos monumentos e prédios tombados e é Patrimônio Cultural da Humanidade. Na década de 1950, a cidade foi cuidadosamente planejada, com grandes avenidas e áreas setorizadas.

Brasilia, Brazil - June 19, 2005: The Cathedral of Brasilia in Brasilia, Brazil.It was designed by Oscar Niemeyer, and was completed and dedicated on May 31, 1970.

Foto por iStock / alffoto

A cidade tem o privilégio de reunir um enorme conjunto de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, como o Congresso Nacional e a Catedral de Brasília. O Eixo Monumental, avenida de quase 9 km no centro do Plano Piloto, entre as asas Norte e Sul, concentra a maior parte dos cartões-postais da capital brasileira. Uma opção de passeio é percorrer toda sua extensão, visitando cada um dos monumentos.

Panoramic of the Monumental Axis, a central avenue in Brasilia's city design, viewed from Brasilia’s TV Tower.

Foto por iStock / jcamilobernal

No sentido oeste-leste, comece pelo Memorial JK, museu dedicado ao ex-presidente. À direita, encontra-se o Parque da Cidade, uma grande e agradável área verde. Entre as duas vias do Eixo Monumental, surge o belo Jardim Burle Marx. Logo depois, começa a Esplanada dos Ministérios, com o Museu Nacional, a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e outros edifícios governamentais. Termine o passeio na Praça dos Três Poderes e no Panteão da Pátria Tancredo Neves.

National Congress in the city of Brasilia in Federal District

Foto por iStock / Eduardo Valente

Outro ponto de interesse é o Lago Paranoá, que se estende de norte a sul da cidade. Ao longo de sua orla, é possível encontrar restaurantes, decks, shopping, casas noturnas, entre outras atrações. Na ponta de uma península às margens do lago, fica o Palácio da Alvorada. Uma das construções mais bonitas da cidade encontra-se sobre as águas do Paranoá: é a Ponte JK, com três arcos que juntos inspiram o movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d’água.

Como chegar

Avianca, Azul, Gol e Latam oferecem voos diretos para Brasília a partir das principais cidades brasileiras. O voo entre São Paulo e Brasília dura pouco menos de duas horas.

Onde ficar

Blue Tree Premium Jade Brasília – bluetree.com.br/hotel/blue-tree-premium-jade-brasilia

Golden Tulip Brasília Alvorada – goldentulip.com/pt-br/hotels/golden-tulip-brasilia-alvorada

Windsor Brasília Hotel – windsorhoteis.com/hotel/windsor-brasilia

Texto por: Patrícia Chemin, com informações de agência.

Foto destaque por: iStock / rmnunes

Comentários