logo

Telefone: (11) 3024-9500

Boas surpresas em Trinidad e Tobago | Qual Viagem Logo

Scarborough seafront during cloudy day. Scarborough, North Yorkshire, United Kingdom.

Boas surpresas em Trinidad e Tobago

6 de setembro de 2016

Um país ainda pouco explorado por brasileiros, formação da cultura com influência de ingleses e afrodescendentes, séculos de história e praias paradisíacas fazem de Trinidad e Tobago um destino repleto de atrações a serem descobertas. Tobago é a menor ilha do arquipélago de Trinidad e Tobago, país cercado pelo mar do Caribe e próximo à costa da América do Sul, a cerca de 10 quilômetros da Venezuela. Para chegar em Tobago, conhecida como a ilha com maior potencial turístico, você pode utilizar voos que partem das principais capitais brasileiras ou acessar a ilha via balsa ou cruzeiro. O tour pode começar pela capital Scarborough e as praias de Pigeon Point, de Englishman e de Speyside, além dos mais de 50 pontos de mergulho espalhados pela ilha. Na ilha vizinha, Trinidad, vale a pena conhecer a capital Porto Espanha.

Tobago reúne praias perfeitas para prática do mergulho. Numa área de 300 quilômetros quadrados, você pode praticar esportes de aventura, nadar, mergulhas ou simplesmente entregar-se totalmente ao ócio. Dois terços do território são ocupados por uma frondosa Floresta Tropical.

Pontos turísticos

A ilha é repleta de parques naturais e praias perfeitas para passar o tempo sem se preocupar com mais nada. É imperdível incluir no roteiro lugares como o recife Bucoo as praias de Pigeon Point , Speyside e as reservas naturais consideradas verdadeiros paraísos para o ecoturismo.

Scarborough

Na capital da ilha de Tobago, Scarborough, não deixe de conhecer restaurantes, bares e lojas, a maior parte concentrada na rua Main e na estrada Milford. A cidade também é endereço do principal porto do país. Entre os pontos turísticos imperdíveis está o Forte King George, construído entre 1777 e 1779, onde você pode fotografar a bela vista panorâmica da ilha e da baía de Rockly. Já a ida até a cachoeira Argyle, a cerca de 40 minutos de Scarborough, rende uma experiência inesquecível pela mata ao redor da cidade (o acesso é pago).

Scarborough, England - August 26, 2015: Scarborough castle, and fishing harbour.

Foto por iStock / JasonBatterham

Principais praias

Entre as praias preferidas por moradores e turistas está a Pigeon Point, que atrai tanto os aventureiros que querem mergulhar como quem busca mar calmo. Perto dali está o recife Buccoo, região formada pela maior barreira de corais do país e ótima para mergulhar. Pigeon também é ponto de saída para ir até a piscina natural Nylon, que recebe os turistas em barcos com fundo de vidro. Conheça ainda as águas claras e azuis da praia da baía Englishman, uma das mais isoladas de lá e boa para curtir sossego e provar comidas regionais em restaurantes com vista para a praia.

Costa de Speyside

As águas que cercam a costa de Speyside são famosas pela beleza da vida marinha e a presença do maior coral-cérebro (espécie de coral) do mundo. Neste verdadeiro paraíso para os mergulhadores dá para ver de perto o colorido de peixes, além de arraias e tartarugas marinhas. Entre dezembro e maio também é comum encontrar várias espécies de tubarões. O principal ponto de saída para mergulho é na praia de Speyside, cercada por hotéis luxuosos.

View overlooking Speyside, Tobago, Trinidad and Tobago, Caribbean, West Indies

Foto por iStock / CaronB

Little Tobago

Perto da costa do nordeste de Tobago, os passeios de barcos com fundo de vidro são as estrelas entre os turistas que querem conhecer as praias da ilha “irmã”, a Little Tobago. A pequena ilha é um verdadeiro paraíso para aves e conta com várias trilhas que garantem vistas incríveis do oceano.

Little Venice on Mykonos Island, Cyclades, Greece

Foto por iStock / tobago77

Reserva Florestal de Main Ridge

A maior parte do território da ilha Tobago é formada por floresta. Esta área protegida, a Reserva Florestal de Main Rodge, chega a ocupar dois terços da ilha e é considerada a primeira reserva florestal a virar parque nacional no ocidente. Por lá você pode fazer trilhas, curtir cachoeiras e conhecer a beleza de diversos pássaros e borboletas. A região é muito procurada pelos turistas apaixonados por natureza e aventura, já que oferece condições excelentes para a prática de observação de pássaros e tirolesa.

Maracas bay in Trinidad and Tobago view from above the hills.

Foto por iStock / Altin Osmanaj

Ilha Trinidad e Porto Espanha

A capital da ilha Trinidad, Porto Espanha, é um dos principais centros comerciais do Caribe. Tem intensa vida cultural, inúmeros cassinos, galerias de arte, museus e parques. A melhor maneira de se localizar pela cidade é usar como referência a rua Frederick e a praça Woodford. Aproveite para fotografar a arquitetura de construções históricas e conhecer a Catedral Anglicana e o Museu Nacional.

Trinidad is a town in Cuba. 500-year-old city with Spanish colonial architecture is UNESCO World Heritage site. Trinidad is famous for its lovely, cobblestone streets, pastel coloured houses with elaborate  wrought-iron grills.

Foto por iStock / Vividus

Quando ir

As temperaturas são agradáveis durante o ano todo, os dias são ensolarados e os termômetros ficam em torno dos 30⁰C. Evite o período de junho a outubro para que os meses mais chuvosos não atrapalhem a viagem.

Curiosidades

O país mantém vivas as raízes multiculturais com eventos tradicionais, como a corrida de cabras (acontece sempre depois da Páscoa) e o festival Tobago Jazz Experience (anualmente entre abril e maio).

Onde ficar

Tobago possui várias áreas com excelente infraestrutura hoteleira. Você pode ficar perto da capital, Scarborough, o que garante mais opções de comércio e pontos turísticos por perto. Outra opção é ficar à beira-mar em praias mais isoladas da cidade e com muito verde e mar cristalino por perto. Confira :

Le Grand Courlan Resort & Spa

Magdalena Grand Beach & Golf Resort

Bacolet Beach Club

Com quem ir –  Copaair

Quem levaCVC, Visual

 

Texto por Cláudio Oliva

Foto destaque por iStock / Juha Remes

Comentários