logo

Telefone: (11) 3024-9500

Birdwatching é opção de ecoturismo por todo o Brasil | Qual Viagem Logo

Macawa in the Amazon Rainforest, state of Acre, Brazil.

Birdwatching é opção de ecoturismo por todo o Brasil

7 de julho de 2020

A observação de aves, ou birdwatching, tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos no Brasil. O que parecia ser uma modalidade de turismo voltado apenas para pesquisadores e um público mais velho tem conquistado jovens e adolescentes.

Foto por iStock / Soft_Light

Foto por iStock / Soft_Light

A atividade consiste na coleta de registros visuais ou auditivos de aves e pode ser realizada apenas com os olhos nus, mas também com a ajuda de equipamentos que aumentam a capacidade visual do observador, como binóculos, telescópios e câmeras fotográficas. Além disso, a audição é essencial em observação de aves, já que é mais fácil ouvir muitas das espécies do que vê-las, quase sempre em áreas de mata fechada.

Foto por iStock / Rawpixel

Foto por iStock / Rawpixel

Um dos braços do ecoturismo, esse passeio com “sabor de aventura” tem mostrado seu potencial, que certamente tomará ainda mais força no pós-pandemia, por ser um lazer que envolve um número reduzido de pessoas e que é ao ar livre.

Esse mercado promissor tem por trás uma grande cadeia comercial que vai desde viagens especializadas a roupas, equipamentos e livros, entre outros produtos – o que pode ser visto na única feira do setor do país, a AVISTAR, que acontece em vários locais, trabalhando inclusive a troca de experiências e palestras formadoras.

Alguns destinos têm apostado nesse tipo de turismo, no qual é necessário ter guias especializados, estrutura de transporte e acomodação e, sobretudo, muita disposição dos guias e turistas para estarem já “na observação” antes do nascer do sol.

Foto por iStock / silverjohn

Foto por iStock / silverjohn

A região amazônica oferece pássaros raros como o beija-flor-brilho-de-fogo, rupicola rupícola, araracanga, entre outras tantas. No Pantanal, as terras úmidas abrigam ninhos e pássaros como as chamadas sentinelas do Pantanal, seriema, aracuã, tachã, curicaca e o carão, além do tuiuiú, ave símbolo da região. As araras azuis e vermelhas e o tucano açu são destaques entre as 650 espécies que por ali vivem.

Foto por iStock / LucasAmorelli

Foto por iStock / LucasAmorelli

Na Serra da Mantiqueira, na região de Campos do Jordão (SP) e Gonçalves (MG), além da observação tradicional caminhando na mata, para os menos exigentes em relação às espécies serem observadas, é  possível fazer o passeio de carro, onde o guia profissional realiza paradas estratégicas para a observação da avifauna. Numa manhã de inverno chuvoso é possível observar até 43 espécies.

Em todo território brasileiro é possível observar pássaros – em algumas regiões aves mais coloridas, em outras, espécies mais raras, pois o são mais de 1.800 espécies catalogadas em todo país. Aventure-se!

Quem leva

No Pantanal do Mato Grosso do Sul, o Lontra Pantanal Hotel, o Pantanal Jungle Lodge e a Fazenda San Francisco oferecem essa experiência com agendamento prévio.

Na região de Campos do Jordão e Gonçalves, a Mantiqueira Ecoturismo tem várias opções de  birdwatching.

Na região amazônica são vários os receptivos, dependendo da localização.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: iStock / RICARDO STUCKERT

Comentários