logo

Telefone: (11) 3024-9500

Benefícios que as viagens proporcionam para a saúde | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ m-imagephotography

Benefícios que as viagens proporcionam para a saúde

25 de outubro de 2018

Viajar faz bem para a alma e também para o corpo! Converse com qualquer viajante assíduo (ou nem tanto) e se convença de que viajar traz reais benefícios para a sua saúde!

Além de lhe trazer novas experiências, lembranças, pessoas e satisfação, uma simples viagem pode contribuir muito para uma melhor qualidade de vida. Ainda não está convencido? Listamos alguns (dos muitos) benefícios que o ato de viajar traz para a sua saúde. Confira!

As viagens podem contribuir muito com a saúde

Listamos aqui, alguns benefícios que as viagens proporcionam para a saúde. Veja!

Reduz o estresse

Nossa rotina diária pode causar muito estresse, dores de cabeça e insônia. Viajar a lazer acaba ajudando a reduzir o estresse justamente pela quebra da rotina. Você não tem necessariamente horário para fazer nada, pode simplesmente fazer sua própria programação do dia como bem entender. Pode também se dar o luxo de não fazer nada, só admirar a paisagem, curtir uma praia e só relaxar, curtindo tudo o que o destino oferece.

Foto por IStock/ Poike

Foto por IStock/ Poike

Além disso, viajar tende a trazer um sono de maior qualidade e também contribui para a diminuição da pressão arterial, aumentando a absorção de vitaminas e assim garantindo uma maior disposição física. Sentindo o peso do estresse? Planeje uma viagem relaxante e sinta suas energias sendo renovadas!

Aumenta nossos neurônios!

Sim! Uma pesquisa do psicólogo britânico Howard Gardner analisou a satisfação entre uma pessoa que ganhou na loteria e outra que tinha viajado nas férias, mostrando que viajar dava muito mais satisfação do que o dinheiro. Além disso, as últimas pesquisas científicas neste assunto têm mostrado que o ato de viajar aumenta conexões entre nossos neurônios, fazendo com que o cérebro tenha sua eficácia significantemente aumentada.

Auxilia na capacidade de organização

Para que sua viagem seja perfeita, e sem eventuais problemas, um pouco de organização é requerida. Precisa-se tomar decisões com ordem e calma, já que são vários assuntos para organizar: pesquisar melhores preços, organizar malas, contratar um seguro viagem saúde, programar itinerários, etc.

Foto por IStock/ Denisfilm

Foto por IStock/ Denisfilm

Ter uma boa capacidade de organização, além de importante na vida, é muito bem vista no meio corporativo, proporcionando algo para se destacar entre os outros colaboradores.

Estabilidade emocional

Além de conhecer pessoas novas, aprender novas línguas, conhecer novas culturas e coletar muitas boas lembranças, um estudo da Columbia Business School mostra que viajar também dá uma turbinada na atividade cerebral e fazer mudanças positivas na personalidade do viajante. O estudo mostrou que as pessoas que moraram fora por um tempo, e tiveram uma imersão na cultura local, tiveram a tendência de serem mais criativos, além de mostrar maior estabilidade emocional e vontade de viver sempre novas experiências.

Ajuda a melhorar a autoestima

Parece mentira, mas viajar acaba ajudando no aumento da autoestima. Isso se dá pelo fato de que, ao visitar um novo destino, é bem provável que surja uma situação em que você precisa pensar em uma solução rápida, aumentando assim a capacidade de lidar com problemas, resultando numa bela injeção de autoconfiança!

Foto por Istock/ Vladimir Vladimirov

Foto por Istock/ Vladimir Vladimirov

Melhora a habilidade cognitiva

Pessoas que viajam com frequência tendem a apresentar uma habilidade cognitiva maior, ou seja, tem maior facilidade no aprendizado. Estar cercado de experiências novas, culturas e idiomas diferentes, amplia nossos conhecimentos sobre cultura geral, que muitas vezes excedem aqueles que aprendemos em sala de aula.

Então, quer ter todos esses benefícios para cuidar da sua saúde? Considere viajar!

Escrito por Andreia Silveira, do site PlanodeSaudeNota10.

Foto destaque por Istock/ m-imagephotography

Comentários