logo

Telefone: (11) 3024-9500

Belezas naturais e cenários místicos em Belize Logo

caye caulker belize F Ermert via flickr

Belezas naturais e cenários místicos em Belize

16 de dezembro de 2015

Belize é um pequeno país na América Central que faz fronteira com o México ao norte, e com a Guatemala ao sul e ao oeste, bordeado ao leste pelas águas azuis do Mar do Caribe. Seu território é pequeno, mas oferece os mais diversos tipos de experiências: praias com areia branca e água azul (Ambergris Caye e Caye Caulker), ruínas maias, florestas tropicais e a maior e mais intacta barreira de corais do Hemisfério Norte, pela qual o país é bem conhecido, atraindo mergulhadores do mundo todo.

belize blue hole The TerraMar Project via flickr

Foto: The TerraMar Project via flickr

O grande destaque do destino vai para o Blue Hole, que tem formato circular perfeito de 300m de diâmetro e profundidade máxima de 124m. Um paraíso para quem gosta da vida submarina. Belize é um país cuja costa com mais de 500 quilômetros é repleta de atóis e os famosos “Blue Holes”. Os principais pontos de mergulho são as ilhas Turneffe, o Lighthouse Reef, o Atol de Glover e Ambergris Caye. Belize é muito bem servido de “Liveaboards” e Resorts especializados em mergulho. A melhor época para o mergulho é de Abril a Junho.

caye belize James Willamor flickr

Foto: James Willamor via flickr

Repleta de histórias e templos da civilização Maya, com 40% do país transformado em parques e reservas naturais, Belize é ainda agraciada pela vida selvagem preservada e por belas florestas tropicais. Belize é também um dos destinos mais procurados no mundo por observadores de pássaros. No santuário ecológico de Croocked Tree, milhares de aves migratórias se reúnem todos os anos, principalmente nos meses de abril e maio.

cultura maia em belize Dennis Jarvis via flickr

Foto: Dennis Jarvis via flickr

Belize possui apenas 220 mil habitantes e uma harmonia surpreendente entre raças e línguas que vai desde o Maya até o inglês, passando pelos garifunas, espanhóis, indianos e chineses. No início do século XVI, foi palco da resistência da civilização Maya contra os colonizadores espanhóis que, antes de enfrentá-los, já tiveram que superar a dificuldade de transpor a extensa barreira de corais que protege o litoral daquela região.

altun ha belize Steve Sutherland via flickr

Foto: Steve Sutherland via flickr

Talvez por isso, muito tardiamente se comparado aos demais países americanos de domínio ibérico, foi colonizado pelos ingleses, em 1862. Recebeu, então, o nome de Honduras Britânicas. Com sua recente independência, em 1981 passou a se chamar Belize. Belmopan, no centro do país, é sua capital, embora Belize City seja a cidade mais conhecida. A Rainha Elizabeth, chefe de Estado por lá, tem sua face estampada nos selos e notas de dinheiro nacionais.

Laughing_Bird_Caye,_Belize commons

Foto: Commons Wikipedia

Como chegar:

Belize possui um aeroporto internacional, porém, não há voos diretos que a ligam ao Brasil. A Copa Airlines (copaair.com) oferece uma rota com escala no Panamá e a Delta Airlines (pt.delta.com) com uma parada em Atlanta.

Onde ficar:

Maruba Resort Jungle Spa – maruba-belize.com

San Ignacio Resort Hotel – booking.com/hotel/bz/san-ignacio-resort

Coco Beach Resort – cocobeachbelize.com

Texto por: Andressa Volpini e Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque: F. Ermert via flick

Comentários