logo

Telefone: (11) 3024-9500

Beleza natural e águas cristalinas em Barra de São Miguel | Qual Viagem Logo

Barra de São Miguel

Beleza natural e águas cristalinas em Barra de São Miguel

23 de dezembro de 2015

Barra de São Miguel está localizada na região metropolitana de Maceió. Antigamente, o território foi ocupado por índios Caetés que tinham como prática a antropofagia. A cidade abriga um dos mais belos balneários, com uma paradisíaca praia de piscinas naturais na maré baixa e com ondas fortes na maré alta. Por conta disso, aliás, Barra de São Miguel é cenário constate de campeonatos regionais de surf.

Considerada umas das cidades balneárias mais badaladas de Alagoas, Barra de São Miguel possui uma diversificada beleza natural com praias de águas cristalinas e ilhas com manguezais. Um dos destaques da Barra são os campeonatos esportivos que promovem: pesca de arremesso, enduro de moto, Jeep, Nordestino de surf e Mountain Bike.

Outra tradição no destino são as festividades como o festival de música realizado em janeiro, o carnaval, festas juninas, festa da padroeira Nossa Senhora Santana – que vai do dia 17 a 26 de julho – e a festa de Emancipação no dia 2 de agosto.

A praia do Gunga é o atrativo mais famoso da cidade. Ótima para banhos de mar, generosa para os pescadores e panorâmica para os mergulhadores, Na ponta do Gunga tem coqueiros que se perdem na perspectiva do cenário. A praia é formada pela saliência do bico de areia e sempre foi a eleita pelos alagoanos que chegavam até lá nos seus jet skis. Hoje, as escunas levam turistas logo pela manhã para no final da tarde ir pegá-los de volta.

O passeio de barco à lagoa do Roteiro, passando por ilhotas, manguezais e barreiras de recifes também é bastante concorrido e vale a pena.

A região também conta boa estrutura e várias pousadas e restaurantes. O Restaurante e Pizzaria Porto da Barra foi indicado pela revista Veja Maceió como o restaurante “bom e barato”; outro restaurante, A Fornaria, oferece pizzas com nomes inspirados nas praias alagoanas, com massas finas feitas no fogão á lenha.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto por: Paulo Renato Souza Cunha via Flickr

Comentários