logo

Telefone: (11) 3024-9500

Batumi: descubra os encantos desse destino de verão na Geórgia | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ posztos

Batumi: descubra os encantos desse destino de verão na Geórgia

4 de fevereiro de 2019

Batumi, situada na costa do Mar Negro, é um dos principais destinos turísticos da Geórgia. Graças a sua localização estratégica, na região de Adjara – uma república autônoma no sudoeste do país – a cidade foi dominada por diversos povos e impérios, o que resultou em riqueza histórica e vestígios arqueológicos importantes. Além disso, teve franco desenvolvimento e hoje é considerada a segunda maior cidade georgiana.

Foto por istock/ Motortion

Foto por istock/ Motortion

Unindo modernidade e tradição, Batumi é um balneário bastante procurado pelos vizinhos turcos e armênios para as férias de verão. Tanto suas praias, quanto o boulervard são recheados de restaurantes badalados, hotéis, bares e casas noturnas, sem contar nos cassinos – que inclusive renderam ao lugar o apelido de Las Vegas do Mar Negro.

Foto por Istock/ RAndrey

Foto por Istock/ RAndrey

Entre os atrativos imperdíveis na cidade estão: a Torre do Alfabeto, uma construção de 130 metros altura bem em frente à praia, com estilo minimalista; a Praça Europa, com charme do velho continente e um relógio astronômico com torres que se assemelham aos castelos da Disney; a Praça Batumi, que é considerada uma das mais belas do país e se tornou um centro de entretenimento internacional, recebendo inclusive concertos famosos de Plácido Domingo e Sting; a Fortaleza de Gonio-Apsaros, situada a apenas quatro quilômetros da fronteira com a Turquia, com ruínas datadas de séculos antes de Cristo; o Museu Arqueológico, a Catedral Ortodoxa Mãe de Deus e a roda gigante à beira-mar, com uma vista incrível da noite na cidade, onde tudo fica iluminado.

Foto por Istock/ Alex1975K

Foto por Istock/ Alex1975K

A cidade ganhou fama mundial, ainda, graças a um monumento que retrata uma trágica história de amor. Ali & Nino é uma escultura de oito metros de altura que simboliza dois amantes com tradições religiosas diferentes. As figuras são mecanizadas e, todas as noites, movem-se uma em direção a outra, formando um espetáculo de luzes. A obra conta a história de um amor impossível escrita em 1937 no livro “Ali e Nino: uma História de Amor”, pelo autor do Azerbaijão, Kurban Said.

Foto por Istock/ ironstuff

Foto por Istock/ ironstuff

Além disso, Batumi conta com um importante Jardim Botânico, fundado em 1912, onde é possível passar horas em meio a uma rica coleção de flora de nome setores do mundo. O jardim distingue-se por parques centenários, coleções únicas de flora subtropical, bem como suculentas, palmeiras, rosas, camélias, citros, bambus, magnólia, chipre, pinheiros, castanha, caqui e coleções de árvores de bordo. A atenção dos visitantes é atraída pelas magnólias de grandes flores de 125 anos, pelas sequóias verdes mais antigas, pela vertiginosa fragrância de Osmanthus, pela barraca de plantas floridas, jardins japoneses secretos, paisagens românticas e aconchegantes e vistas panorâmicas.

Foto por IStock/ photoaliona

Foto por IStock/ photoaliona

Para conhecer toda a beleza de Batumi do alto, vale a pena fazer um passeio de teleférico. O trajeto de dois quilômetros a 250 metros acima do nível do mar oferece uma excelente vista da cidade e dos arredores. E por falar em vista do alto, outra parada interessante é a Igreja da Santíssima Trindade, no topo da colina. O lugar é ideal para curtir o pôr do sol do Mar Negro.

As praias são o principal atrativo natural da cidade. As mais procuradas pelos turistas são Kvariati e Iveria Beach, tanto pela sua faixa de areia, quanto pela badalação que as cerca. Por lá, o que não faltam são parques temáticos, estrutura de lazer, diversas opções de atividades aquáticas e vida noturna agitada.

Foto por Istock/ k_samurkas

Foto por Istock/ k_samurkas

Outro destaque da natureza de Batumi é a cachoeira Makhuntseti, uma das mais bonitas do Cáucaso, que conta com estrutura para piqueniques e passeios em família.

Foto por Istock/ Kisa_Markiza

Foto por Istock/ Kisa_Markiza

Como chegar

Batumi tem o segundo maior aeroporto da Geórgia, recebendo voos de Dubai, Londres e Berlim, entre outras importantes cidades. A Turkish Airlines faz o roteiro São Paulo-Batumi via Istambul.

Outra opção é fazer um roteiro via capital georgina, Tbilisi, que fica a quatro horas de trem de Batumi. Descubra aqui o que você pode conhecer na cidade.

Onde ficar

O Galogre

Radisson Blu Hotel, Batumi

O que comer

Foto por Istock/ Oxana Medvedeva

Foto por Istock/ Oxana Medvedeva

A gastronomia de Batumi une frutas e legumes frescos a nozes e especiarias. Não deixe de experimentar o khachapuri, uma espécie de pastel – ou pizza – de queijo bastante famoso na Geórgia, que na cidade tem formato de barco.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ posztos

Comentários