logo

Telefone: (11) 3024-9500

Bath: elegância, águas termais e Jane Austen | Qual Viagem Logo

Old roman baths at bath, england, built on the site of the godess aquae suilis

Bath: elegância, águas termais e Jane Austen

8 de setembro de 2016

No sudoeste da Inglaterra, a menos de duas horas de Londres, está localizada a pitoresca Bath. Seu nome é bem sugestivo: “bath” significa “banho”, em inglês. Isso porque a cidade é conhecida por suas fontes de águas termais – fama essa que vem desde a época do Império Romano. Elegante e histórica, Bath está na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Pulteney Bridge in Bath on the River Avon.

Foto por iStock / Sterling750

A cidade foi fundada quando os romanos descobriram ali águas quentes com propriedades medicinais e criaram, então, um spa termal. Os Banhos Romanos, envoltos por colunas e arcadas clássicas, foram preservados ao longo da história, bem no centro de Bath. O Templo de Minerva, no Royal Victoria Park, também é um dos vestígios dos romanos na cidade.

Ancient Roman Baths of Bath England at dusk

Foto por iStock / jenifoto

Durante o reinado de George III, no século XVIII, Bath readquiriu sua importância e voltou a estar em evidência. Tornou-se um destino de descanso para as famílias ricas e aristocratas da época. Assim, Bath ganhou inúmeras construções elegantes, com um imponente estilo neoclássico e georgiano que combinou perfeitamente com os Banhos Romanos. Bath cresceu com o intuito de ser uma das mais belas cidades europeias.

Bath, United Kingdom - August 15, 2015: Public park and cityscape in the city of Bath Somerset England UK

Foto por iStock / JJFarquitectos

Repleta de parques e bem arborizada, houve também uma preocupação em integrar de forma harmoniosa as construções ao paisagismo da cidade. Além dos Banhos Romanos, é imperdível conhecer a Abadia de Bath e a Royal Crescent, uma rua espetacular onde há várias casas georgianas dispostas em formato de meia-lua. A casa número 1 é aberta para visitas. Passeie também por The Circus, Queen Square e Ponte Pulteney.

The Royal Crescent building in Bath, Somerset, UK

Foto por iStock / Benjaminio

Bath já foi o lar da famosa escritora Jane Austen – a cidade, inclusive, influenciou sua obra e apareceu em alguns de seus livros. Quem é fã da escritora não pode deixar de visitar o Jane Austen Centre, um pequeno museu sobre sua obra e vida.

Como chegar

Há voos diretos entre São Paulo e Londres pela Latam e pela British Airways. A partir do Rio de Janeiro, há voos para Londres por várias companhias aéreas com uma escala. Depois, pegue um trem até Bath. Você pode optar por ficar hospedado em Bath ou então fazer um passeio de um dia a partir da capital inglesa.

Onde ficar

The Gainsborough Bath Spa

Apsley House Hotel

Dukes Hotel

Mais informações em: visitbritain.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / olliemtdog

Comentários