logo

Telefone: (11) 3024-9500

Barichara tem arquitetura colonial na Colômbia | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Rafal Cichawa

Barichara tem arquitetura colonial na Colômbia

29 de setembro de 2016

Localizada no centro do departamento de Santander, na Colômbia, Barichara é um lugar de clima agradável e seco e com ruas de pedra que pertence à Rede de Cidades Patrimônio do país. Com uma arquitetura colonial espanhola bem preservada, a cidade está cercada por árvores e flores, além de prédios com telhados de telhas de barro e paredes brancas.

Foto por Istock/ Rafal Cichawa

Foto por Istock/ Rafal Cichawa

Em Barichara é fácil tirar boas fotos. Além de caminhar pelo destino, não deixe de visitar o mirante, de onde é possível ver o cânion do rio Suárez, onde se pratica rafting. Localizado na parte ocidental do cânion do rio, o mirante é um lugar ideal para apreciar a topografia que a cordilheira dos Andes formou no leste do país. De lá, os caminhos parecem desenhos nas montanhas, sempre acompanhados por um entardecer inesquecível.

Estando na cidade, visitar suas igrejas e museus é passeio obrigatório.  Comece pela capela de Santa Bárbara, que está a cerca de quatro quarteirões da praça principal. O templo do século XVIII conta com esculturas de uma cruz e de bois que trabalham a terra. Já a Catedral da Imaculada Conceição, construída em 1838, se destaca pelo altar maior, coberto com lâminas de ouro e as 10 colunas que sustentam os arcos.  Visite também o templo de Nossa Senhora da Candelária e Santo Isidoro Lavrador, e uma capela para Santo Antonio.

Entre os museus, o principal é o arqueológico, criado pelo presbítero Isaías Ardila Díaz em 1970, onde há fósseis de milhões de anos, assim como cerâmicas, colares e outros objetos dos indígenas Guane.

Nas escolas oficinas da vila, os viajantes podem aprender a manipular cerâmica e pedra e a cozinhar. Também há eventos culturais, como o Festival de Cinema Verde, que ocorre em setembro com o objetivo de utilizar o cinema para divulgar a conscientização sobre o meio ambiente e recursos naturais.

Foto por Istock/ DC_Colombia

Foto por Istock/ DC_Colombia

E nos arredores de Barichara, não deixe de conhecer a aventureira San Gil –onde você pode praticar parapente, rafting, rappel e outras atividades. O lugar abriga o Parque Natural El Gallineral, onde há cerca de 100 espécies vegetais em um espaço de 4 hectares. O parque é uma espécie de ilha que forma dois braços da quebrada Curití antes de desembocar no rio Fonce. Ali, há um monumento em pedra em homenagem a Jorge Villamil, autor da música tradicional ‘Si pasas por San Gil’, do ritmo colombiano “pasillo”.

O que comer

Comer formigas tanajuras é uma tradição no departamento de Santander. Estes insetos saem da terra a cada ano em abril e são catados pelos camponeses para depois serem torrados. Seu forte e salgado sabor é tão importante para a gastronomia de Barichara, que no município tem dois monumentos: um deles está logo na entrada e o outro está na prefeitura municipal, junto à praça principal.

Onde ficar

Achiotte Hotel Boutique

La Loma Hotel Barichara

Casa Oniri Hotel Boutique

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Rafal Cichawa

Comentários