logo

Telefone: (11) 3024-9500

Baía de Fundy abriga a maior variação de maré do mundo | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ mirceax

Baía de Fundy abriga a maior variação de maré do mundo

13 de março de 2017

Localizada na Costa Atlântica da América do Norte, entre Nova Brunswick e Nova Escócia, no Canadá, a baía de Fundy é um lugar interessante tanto por sua paisagem quanto pelo que representa. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o lugar é conhecido por sua amplitude de maré, que chega a incríveis 17 metros. Para se ter uma ideia do tamanho, no Brasil, as marés mais altas costumam atingir, no máximo, os 8 metros.

Foto por Istock/ Eva2k0

Foto por Istock/ Eva2k0

O fenômeno acontece, principalmente, por conta da forma, tamanho e profundidade da baía, que, a cada 6 horas recebe 115 bilhões de toneladas de água (115 Km³) entrando e saindo dali.

Além disso, a Baía de Fundy também apresenta as curiosas formações rochosas de Hopewell, que têm entre 40 e 70 metros de altura e foram causadas pela erosão das marés gigantes.

Foto por Istock/ Muhur

Foto por Istock/ Muhur

O destino de natureza exuberante oferece aos seus turistas a oportunidade de observar alguns espetáculos da natureza. O primeiro, com certeza, são as ondas gigantes; e o segundo, não podemos negar, é o avistamento de baleias jubarte, fin ou francas.

Vale também fazer um passeio de caiaque entre as rochas durante as horas de maré alta.

Foto por Istock/ RB-Studio

Foto por Istock/ RB-Studio

A Baía é palco ainda de uma divertida corrida e caminhada, a “Not Since Moses”. Acontecimento anual no Five Islands Provincial Park de Nova Scotia, este evento esportivo aberto para todos combina uma engraçadíssima corrida com belíssimas paisagens marítimas e marés com tamanhos recorde. E qual a recompensa para toda essa lama, suor e lágrimas (de alegria)? Frutos do mar preparados na hora, música ao vivo, bons momentos de histeria e hospitalidade marítima. Neste verão, corra com as marés no estilo de Nova Scotia.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ mirceax

Comentários