logo

Telefone: (11) 3024-9500

Aviário da Colômbia: preservação e educação ambiental em Baru | Qual Viagem Logo

Foto por Roselyn Pierce

Aviário da Colômbia: preservação e educação ambiental em Baru

31 de agosto de 2016

Localizada a aproximadamente 25 km de Cartagena o município de Baru fica numa enorme área de proteção ambiental, é o maior viveiro natural de pássaros das Américas.  Desde fevereiro foi inaugurado o Aviário Nacional da Colômbia, após quase 10 anos de construção. Esse verdadeiro santuário oferece mais de 140 espécies de aves e cerca de 1.800 animais voadores, incluindo: a harpia, o tucano caribenho, os majestosos flamingos cor de rosa, o guindaste corona, entre outros.

Foto por Rodrigo Gaviria Obregón

Foto por Rodrigo Gaviria Obregón

A atração turística  promove a preservação e o cuidado  com a natureza, juntamente com a importância da sustentabilidade ambiental. Foram reproduzidos vários ecossistemas e plantadas e introduzidas centenas de milhares de árvores num terreno que era árido e estava quase comprometido.

O Aviário Nacional da Colômbia é um verdadeiro parque ecológico e de preservação constante de centenas de pássaros e principalmente de aves migratórias. Nele o visitante percorre em aproximadamente um quilômetro e meio três ambientes eco sistêmicos (floresta tropical, costa( litoral) e  deserto) que suportam sua grande variedade de exposições permanentes.

Este local é um museu ao ar livre, mas tem muito mais a oferecer do que somente cultura e história. O Aviário Nacional da Colômbia pratica atividades de recuperação de animais feridos, faz pesquisas para reprodução e estimula a pesquisa de escolas de universidades. Um dos projetos que estão ocorrendo é a reprodução em cativeiro de condores, maior ave do mundo, que está em perigo de extinção na Colômbia.

O Governo do Chile presenteou o Aviário com um casal de condores. A ideia é que eles possam brevemente se reproduzir e, possivelmente depois disso a direção do aviário pretende libertá-los, possivelmente  na Sierra Nevada em Santa Marta terra dos índios Kogi e Arawak, que são os cuidadores da terra e dos animais.

Foto por Rodrigo Gaviria Obregón

Foto por Rodrigo Gaviria Obregón

Cartagena é também um destino de sol e praia, esportes aquáticos e artesanato gastronomia internacional e hotéis de boutique. Confira mais informações colombia.travel

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva – enviado especial a Cartagena. O repórter viaja a convite da Copa Airlines, Holiday Inn, e Procolombia, com apoio GTA Assistance.

Foto destaque por: Roselyn Pierce

Comentários